Para fazer drift você deve sentir o carro fazendo cada movimento. Pode parecer brincadeira, mas imagine uma dança em que você sente o seu parceiro em cada passo, aqui você tem que sentir tudo também. Confira 3 maneiras de iniciar o movimento de drift:
Leia também em: Gol GTI 2.0 - Uma das grandes paixões dos amantes de automobilismo
Existem basicamente três maneiras de se iniciar um drift:
1. Freio de mão;
2. Embreagem;
3. Pêndulo.
Vou explicar o que você deve fazer em cada uma delas. Para começar, vamos com a mais básica de todas: puxando o freio de mão.
- Freio de mão:
Para iniciar o drift puxando o freio de mão você deve seguir alguns passos. Primeiramente, você deve pegar velocidade antes da curva, para então pisar na embreagem e, com ela acionada, você irá puxar o freio de mão. Vale dizer que isso não interfere na rotação do motor e não deixa o carro dar aquela apagada, já que o motor não está mais acoplado ao cardã. Isso significa que o carro irá travar somente as rodas traseiras e, com o volante levemente apontado para o lado que você quer virar, o carro começa a entrar em contra esterço. Esse é o momento de sentir cada movimento e soltar o freio de mão, soltar a embreagem e voltar a acelerar, fazendo com que as rodas destracionem e você inicie o drift.
- Embreagem:
Iniciar o drift com a embreagem também não tem segredo. Com o pé no acelerador, você vai pisar e soltar a embreagem de maneira rápida, isso faz com que o giro do motor se eleve quando desacoplar, porém, volte rapidamente fazendo as rodas destracionarem. É simples, mas deve ser feito com cuidado porque pode sobrecarregar alguns componentes do carro como o superaquecimento da embreagem, a quebra do cardã, diferencial e, principalmente, pontas de eixo. Essa técnica é usada não só para iniciar o drift, mas também para mantê-lo por mais tempo.
- Pêndulo:
O pêndulo consiste em fazer, literalmente, um movimento de pêndulo com o carro. Como? Jogando-o de um lado para o outro, fazendo com que você perca a traseira e, assim, entre em contra-esterço, iniciando o drift. Esse movimento requer mais confiança entre você e seu carro, já que, normalmente, é feito em velocidades um pouco mais altas do que as outras duas técnicas. Lembrando que aqui, você vai girar o volante de maneira abrupta de um lado para o outro, balançando o carro na reta, para iniciar o Drift.
Leia também em: Desvendando o sistema de Arrefecimento do Motor do seu carro.
Espero que vocês tenham gostado das dicas. Elas foram muito úteis para eu começar a brincar no drift, e vão ajudar vocês também! Quanto mais você treinar, mais natural e fluido os movimentos vão ficar. Não esqueça, vá para uma pista ou lugar adequado para treinar.
Engenheiro mecânico, entusiasta automotivo e piloto de drift! Sempre mexendo em alguma lasanha na garagem!