[ editar artigo]

5 Dicas Para Economizar Combustível na Moto

5 Dicas Para Economizar Combustível na Moto

A gente sabe que as motocicletas, em sua maioria, são veículos extremamente eficientes e muito econômicos quando o assunto é combustível. Por conta disso, muitas vezes elas acabam se tornando uma alternativa diária ao uso do carro.

Mas que tal melhorar o que já é bom? É só se ligar nas dicas a seguir para economizar ainda mais combustível na sua moto.

Dica 1: Calibre os pneus de sua moto

Pneus muito vazios ou muito cheios causam consumo desnecessário de combustível e desgaste irregular do composto do pneu. Ou seja, pneus descalibrados causam prejuízo dobrado.

Os pneus muito cheios podem causa consumo desnecessário pela falta de contato ideal com a pista. Já o pneu muito vazio gera uma área de contato maior com o solo, fazendo com que o motor se esforce mais para a moto andar e consequentemente consome mais combustível.

Dica 2 : “Ran dan dan dan” também consome combustível

É uma dica simples e básica, mas que muita gente acaba esquecendo e, percebendo ou não, acaba literalmente queimando seu dinheiro: acelerar a moto parada também consome combustível.

Seja para chamar atenção com o famoso ronco “ran dan dan dan” ou apenas pela ansiedade do semáforo abrir, acelerar a moto parada só faz gastar combustível. Evite.

Dica 3: Cuida do filtro de ar da sua moto

Você sabia que a energia que faz a roda da moto girar é gerada a partir da queima da misturar de ar + combustível? Exatamente! Não é apenas combustível, mas sim a combinação com o ar que faz a explosão e o motor girar.

Logo, sabendo que as motos também possuem filtro de ar, limpe-o regularmente para que o equilíbrio correto aconteça. Se o filtro estiver sujo ele pode impedir que a quantidade de ar correta entre, a mistura seja comprometida e a moto precisará compensar essa falta, aumentando o consumo.

Dica 4: Atenção ao excesso de peso na moto

Você sempre deve se atentar ao limite máximo de carga que sua moto suporta. Ou ainda, evitar carregar qualquer peso desnecessário.

Sabe aquele baú que sempre fica atrás da moto cheio de coisa? Pois bem, ele pode ser um peso desnecessário e tirá-lo pode ajudar a reduzir o consumo de combustível.

Lembre-se que o menos é mais. Quanto menos peso na moto, menos o motor precisará se esforçar e maior será a sua autonomia. Ou seja, poderá rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível.

Dica 5: Evite acelerações bruscas

Outra dica que parece simples, mas que na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo ou ignorando, são as famosas aceleradas ao arrancar no sinal. Apesar da sensação de rapidez, o consumo de combustível vai lá nas alturas.

Isso pode ser evitado, já que a velocidade máxima das vias brasileiras pode ser alcançada progressivamente durante o percurso, evitando riscos desnecessários e ainda economizando combustível.

E aí, gostou? Bora compartilhar mais alguma dica aqui nos comentários?

Aproveito para te dar uma super dica: esse tipo de conteúdo referente a como identificar combustível adulterado é uma das aulas do curso Academia Auto Masters.

Na verdade, esse tema será um dos muitos que a Paula Mascari trará para nós. Então não perca tempo:


Clique aqui e inscreva-se agora!

Auto Masters
Seku Mello
Seku Mello Seguir

Seku Mello do Canal Motorede no youtube falando tudo sobre motos

Ler conteúdo completo
Indicados para você