[ editar artigo]

5 DICAS PARA ESCOLHER UMA BOA OFICINA DE FUNILARIA E PINTURA

5 DICAS PARA ESCOLHER UMA BOA OFICINA DE FUNILARIA E PINTURA

Todo mundo que tem carro sabe que alguns imprevistos desagradáveis podem acontecer, seja um pequeno risco na pintura, uma colisão ou algum outro imprevisto que venha precisar de reparos na lataria do veículo.

Sempre nessa hora vem aquela famosa dúvida: onde vou levar meu carro para arrumar? Como escolher uma oficina de funilaria e pintura que irá realizar um bom trabalho? Quem já passou por isso sabe do que estou falando!

Leia também em: Quer correr com seu carro turbo na pista de arrancada?

Sabendo disso, preparei 5 dicas para não cair em golpes e fazer a escolha certa do profissional ou oficina que vai realizar os reparos no seu carro. Confira:

DICA 1: PROCURE POR OFICINAS E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Como em toda área, o profissional deve ser capacitado para realizar o serviço e a oficina deve oferecer um mínimo de estrutura para atender, além disso, não escolha a oficina simplesmente por ser perto de casa ou ter o melhor valor. Na maioria das vezes, o barato acaba saindo bem caro!

DICA 2: INDICAÇÃO DE AMIGOS E PARENTES

Quando falamos de um serviço terceirizado, nada melhor do que pedir a recomendação de um conhecido, certamente alguém já precisou de um serviço de funilaria e pintura e poderá recomendar algum lugar que tenha qualidade, garantido que seu carro estará em boas mãos!

DICA 3: LIMPEZA E CUIDADO COM OS VEÍCULOS QUE ESTÃO NA OFICINA
 

Visite a oficina e peça para conhecer a área onde os veículos são reparados. Na maioria das vezes é possível fazer essa visita, e se o local for dentro dos padrões não será nenhum problema visitá-lo.

Leia também em: Cabo de vela – A inexplicável falha do motor que ninguém acha

Sujeira e pintura são duas coisas que não podem conviver no mesmo ambiente. Para que o resultado e experiência sejam positivos, a oficina deve ser equipada com uma cabine de pintura e isolada da área onde o veículo passa pelo processo de lixamento. Observe se a parte interna dos veículos é isolada para que não haja contaminação nos bancos e carpete e o principal, fuja das oficinas que utilizam jornal, pois não é o material apropriado e pode causar manchas na pintura irreversíveis.

DICA 4: VERIFIQUE O MATERIAL UTILIZADO NOS REPAROS

Boa parte da qualidade de um reparo fica a cargo do material que é utilizado, desde o processo de preparação até a pintura final. Um verniz de baixa qualidade vai fica muito bonito por alguns meses, mas com o passar do tempo vai perdendo seu brilho e deixando o carro com um aspecto envelhecido e só é solucionado com uma nova pintura.

A cada dia temos novas tecnologias implementadas na linha de montagem das montadoras no processo de pintura e que exigem mais das oficinas de reparação. Nos veículos “premium” algumas montadoras já adotaram a tecnologia de tintas à base D´água, que alia tecnologia e sustentabilidade, porém, nem todas oficinas estão preparadas para utilizar este material.

DICA 5: SE PREOCUPE COM O A COR

Boa parte das oficinas conta com um profissional especializado em desenvolver as cores dos veículos, e sim, cada carro possui um tom de uma determinada cor. O prata de um carro provavelmente é diferente do prata de outro veículo do mesmo ano e modelo. Por isso, o colorista é o responsável por fazer o acerto deste tom para cada carro em específico. Muitas oficinas optam por comprar a tinta pronta em uma casa de tintas e muitas vezes o resultado é catastrófico, deixando o local onde foi realizado o reparo com uma cor totalmente diferente do restante do carro.

Leia também em: Idosos, furiosos e valiosos! Os lendários motores JZ Toyota.

Para fechar o assunto, uma indicação é sempre bem vinda e um reparo mal feito pode desvalorizar o seu veículo numa futura venda. Como citei no início, a funilaria e pintura é um trabalho que exige técnica e conhecimento para se obter um bom resultado. Portanto, pesquise e pergunte para quem já precisou do serviço para não ter dor de cabeça.

Auto Masters
Ler conteúdo completo
Indicados para você