[ editar artigo]

5 DICAS SE O MOTOR DO CARRO ESTÁ BOM OU RUIM

5 DICAS SE O MOTOR DO CARRO ESTÁ BOM OU RUIM

Todo mundo,  na hora da compra do carro, quer saber se o carro e o motor estão bons.

Então vou apresentar para vocês 5 dicas muito simples para estar verificando o motor do carro na hora da compra.


1ª DICA: verificando a fumaça que sai do escapamento do carro, verificar o famoso "carro fumando".


Com o carro já quente dá um acelerada até uns 4.000 RPM  e pede para alguém verificar se não está saindo fumaça mais azulada, se isso acontecer pode ser que o motor do carro já esteja apresentando alguns sinais de desgaste e você pode estar prestes a adquirir uma dor de cabeça. 


2ª DICA:  óleo apresentando coloração ''café com leite''


Retire a vareta do óleo e verificar se não esta misturando água com óleo, se o óleo estiver límpido está tudo ok com o carro, mas se o óleo apresentar uma coloração "café com leite" isso indica que o carro está misturando água com óleo, isso pode indicar que a junta do cabeçote esta queimada.


Você também pode estar virando a tampa de óleo do motor e verificar se esse liquido não está presente na tampa que apresenta um aspecto esbranquiçado. Outra dica é retirar a vareta do óleo do motor e verificar se não está saindo fumaça por ali, o que também pode indicar desgaste de anéis e pistão. 


3ª DICA: verificando se o motor está limpo

Com o carro desligado retirar a tampa do óleo do motor para verificar se o motor está limpo ou apresentando borra, que pode indicar o uso de óleo errado, misturas de óleos diferentes ou troca de óleo feita de forma errada.


Verificando a presença de borra nessa parte do motor pode ter certeza que no motor inteiro vai estar do mesmo jeito e a chance do motor aspirar um pedaço da borra e entupir alguma galeria e danificar o motor é grande.


4ª DICA: barulho anormal no funcionamento do motor


Ligou o motor e fez um barulho estranho o carro estando só quente ou só frio?


Verifique os sons do carro em marcha lenta, carro acelerado, aquele famoso "tec tec" podem ser varias coisas no carro, desde tuchos que não estão enchendo, pino de pistão, saia de pistão, anéis com folga, procure sempre um som que se destaque do funcionamento normal do motor, se encontrar corre que é dor de cabeça.
   

5ª DICA: sistema de arrefecimento muito enferrujado.

O dono do carro não cuidou do sistema de arrefecimento como deveria, não usou aditivo e água desmineralizada, não fez a limpeza que deveria ser feita.

O carro com o sistema de arrefecimento sujo quando é feita a limpeza adequada muito provavelmente irá apresentar algum vazamento.


O aditivo vai limpar  o sistema, e onde tem ferrugem vai limpando, e com isso pode vazar na válvula termostática, bomba d'água, radiador, selos do motor e onde mais a ferrugem estava tampando algum buraco.


O sistema de arrefecimento muito sujo pode mostrar o desleixo do antigo dono com o carro, se o que é visível já apresenta um grau de descuido imagina o que não consegue estar verificando sem uma vistoria minuciosa!


Fique sempre de olho, a parte de motor do carro estar em ordem é muito mais importante que a lataria do carro impecável!
 

Auto Masters
DR Auto Mecânica
DR Auto Mecânica Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você