[ editar artigo]

8 Situações Esperadas Para O Mercado Automotivo em 2022

8 Situações Esperadas Para O Mercado Automotivo em 2022

Fala, Galera! Tudo bem? 

Hoje eu trouxe um assunto bem legal com uma leitura super boa de ser consumida. 

O ano de 2021 tivemos diversos acontecimentos importantes e que mudaram a cara da indústria automotiva. E o que teremos de situações/tendências importantes para 2022?

Vamos ao texto!

1. Novo Programa de Emissões de Poluentes Proconve L7

Esse novo programa vai tirar de linha motores antigos. Mas por que isso? Te explico!

Será exigido níveis menores de gases do escapamento - como monóxido de carbono e aldeídos. E também irá trazer novos parâmetros, como a forma de medir hidrocarbonetos e as emissões evaporativas. Por isso, vários carros antigos foram aposentados. Incluindo os antigos e queridinhos, como Fiat Uno e Volkswagen Fox.

2. Falta de Insumos 

E voltamos a falar do que afetou tudo em meados de 2020 e no ano de 2021. 

A falta de insumos de fato tem sido algo apavorante para quem trabalha no ramo automotivo ou não. E infelizmente, esse problema deve continuar em 2022. 

Porém, de uma forma mais otimista, isso porque pessoas da linha de frente do ramo automotivo já veem a situação se normalizando após o primeiro semestre de 2022. Mas de fato, a melhora quase que total pode ficar somente para 2023. 

Com isso, ainda vamos ver por aí aumento de preços de certos automóveis e falta de muitos deles em concessionárias. 

3. Mercado de Seminovos 
 

Em 2021 carros populares seminovos foram destaques custando mais do que um carro zero km. 

''Como não existem produtos novos em quantidade suficiente disponíveis no mercado, a demanda por veículos usados aumentou, elevando o custo médio de um automóvel de segunda mão nos Estados Unidos para mais de US$ 25 mil.'' Afirma Susan Golic. 

E de fato, podemos concluir que mais uma vez podemos ''culpar'' a falta de insumos. 

E se você acha que isso era somente uma tendência apenas para 2021. Errou. Em 2022 continua. Justamente porque os seminovos tornaram-se o principal produto de venda para muitas concessionárias. 

4. SUVS

Os modelos de SUVs tornaram-se os queridinhos de uma forma nacional. Inclusive, com a alta busca por esse modelo, muitas marcas estão em produção para aumentar a linha. 

Inclusive, com base na fonte (Fenabrave), esse tipo de carro já é o mais vendido e corresponde a 42,9% dos modelos emplacados do país no final do ano passado. 

E a tendência é continuar claramente em 2022. 

5. Tecnologia 

Independentemente se estamos falando de carros ou não, temos que concordar: estamos em constante evolução e aceleração em tecnologia. E não é diferente quando o assunto é automóveis. 

Com carros mais inteligentes, interativos, interconexos, os carros mais básicos vão perdendo espaços e deixando de ser atrativo. 

Um exemplo básico: você que gosta de ouvir uma boa música.. Compraria um carro que não é compatível com apps de músicas? Tenho certeza que não. 

E isso é o básico. Pode ter certeza que da parte do consumidor vai haver uma pressão para as marcas em cada vez mais os carros serem tecnológicos. 

6. Modelos de Luxo 

O segmento de luxo é algo que esteve em alta em 2021 e deve ser mantido dessa forma em 2022. 

Pensa errado quem achou que a pandemia iria trazer resultado contrário. A busca por carros de marcas premium estourou. 

O motivo disso é simples: carros de luxos não são uma necessidade. É na verdade, uma busca por status. E quem tem dinheiro, tem. 

Fora que também antes existia um tipo de medo em altos custos e dificuldades nas manutenções. Porém, ficou mais atrativo o consumo de bens de luxo, já que o acesso foi desmistificado pelas grandes marcas. 

7. Carros Elétricos 

Com certeza você esteve em uma roda de conversa no ano passado e só se falava disso. Pois bem, a conversa vai ser o centro de mais uma roda neste ano. 

Isso porque as montadoras já estão com diversos modelos a serem lançados nesse ano, e de quebra os preços vão ser bastante competitivos, como um dos que promete ser o mais barato do país: Renault Kwid eletrificado. 

Esse formato de combustível será o mais utilizado e grandes marcas estão vindo pesado com essa ideia. Já que isso gera soluções de acesso, funcionalidade e comodidade. Fora o status. 

8. Aumento de Preços

Alguns especialistas se veem otimistas em 2022 em relação a isso. Acreditam que pode realmente se estabilizar a partir do segundo trimestre.

Você percebeu que muitos dos automóveis já passavam mais de 100 mil? Então.

Novamente pela falta de insumos, mas além disso, pela quantidade de tecnologia a ser feita no automóvel, fruto do que falamos no item 5, do consumidor estar mais ''criterioso'' no quesito tecnológico. 

Mas não fique desanimado. Como vimos por aqui, essa alta deve ser mantida até o final de março.


E aí, me conta.. Você está esperançoso com o mercado automotivo nesse ano? 

Até breve!

Auto Masters
Ler conteúdo completo
Indicados para você