[ editar artigo]

A importância do fluído de freio e como escolher.

A importância do fluído de freio e como escolher.

Fala pessoal, 


Hoje vamos falar sobre um item muito importante que está presente em todos os carros, mas que muitos não fazem o check-up adequado ou até mesmo se esquecem de fazer a troca no prazo correto. 


Vamos falar um pouco sobre a importância do fluído de freio e importância de manter ele em dia corretamente.


Confessa aqui nos comentários: Quando foi a última vez que você fez a troca do fluído de freio de seu veículo? Você sabe se é DOT 3, 4 ou 5? Prazo de validade? 

Não é obrigatório ser mecânico para saber destas informações. Mas por ser um componente do sistema de freio, é bom ficar sempre atento e manter ele em dia. Afinal, é um item de segurança. 

Como saber qual o fluído correto para o sistema de freio do meu veículo?
Sempre o mais recomendado é pesquisar no manual do veículo.

O que pode acontecer se aplicar o fluído errado ?
Os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico.

Caso seu veículo use DOT 4 e for aplicado DOT 3, o ponto de ebulição será menor, e você terá o superaquecimento do fluído e consequentemente perda de desempenho do sistema de freio. Podendo inclusive causar um grave acidente. Além de vir a danificar todos os componentes do sistema. 
 

Qual o prazo para a troca do fluído ?
O fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve a umidade presente no ar. Por isso o sistema é vedado e sempre que você for verificar o nível do fluido evitar deixar a tampa do reservatório de freios aberta por muito tempo.

A umidade, que nada mais é que vapor d’água dispersa na atmosfera, quando absorvida pelo fluido forma micro gotículas no sistema, e como o ponto de ebulição da água é a 100ºC essa umidade ao ser exposta a temperatura de trabalho do sistema vai mudar de estado físico provocando a formação de bolhas, o que resulta em perda da capacidade de frenagem.

Por isso o fluido deve estar sempre em bom estado, isento de umidade e deve ser trocado ao menos uma vez por ano.

 

Nível de fluído baixo. Devo completar ou trocar?
O fluído de freio não deve ser completado no reservatório, pois normalmente quando o nível do fluído de freio está abaixo do recomendado, salvo em caso de vazamentos no sistema, ele mostra que as pastilhas de freio já estão muito gastas, pois conforme o material das pastilhas vai gastando, elas vão afinando e consequentemente os pistões das pinças de freio vão abrindo cada vez mais espaço para o fluido de freio, para que ele possa pressionar os pistões nas pastilhas e travá-las no disco.

Desta forma, fica a dica, sempre que verificar em um veículo que o fluido de freio está abaixo do nível indicado, verifique a vida útil das pastilhas de freio!

Com essas dicas básicas você poderá manter em dia o sistema de freio, item de extrema importância e segurança de seu veículo. 

Verifique o nível, validade e tipo de fluído do seu veículo. E na próxima troca, use o fluidos da Lubrax, que é qualidade garantida, não tem erro.

Assuntos como esse e diversos outros, você consegue aprender muito mais no curso Academia Auto Masters ministrado pela Paula Mascari que está disponível aqui na Comunidade, totalmente exclusivo para nós membros.. Não vai perder essa oportunidade de ficar mais expert no assunto, hein?

Clique aqui e inscreva-se agora!

Auto Masters
Raul Motta
Raul Motta Seguir

Perfil oficial gerenciado por Raul Motta, criador do canal no Youtube Um Flip Na Vida Membro da equipe Drift Show Brasil e quem sabe um futuro piloto. Faço vídeos do dia a dia montando e preparando carros de drift.

Ler conteúdo completo
Indicados para você