[ editar artigo]

A rotina de uma equipe na Stock Car Brasil

A rotina de uma equipe na Stock Car Brasil

 

Quando o telespectador vê os carros prontos no final de semana de corrida, ele não imagina a quantidade de trabalho que há nos bastidores. É muito comum, nós da equipe, ouvirmos perguntas do tipo “o que vocês fazem entre as corridas?” ... A resposta é simples! Trabalhamos muuuito! Neste artigo, vou contar um pouco do nosso passo a passo durante toda uma temporada.

Leia também: EQUIPAMENTO DE ALINHAMENTO

O início:
No começo do ano, o carro é totalmente desmontado e minuciosamente revisado parte por partes. Os motores são enviados para revisão completa na fábrica (Giaffone Racing). As atualizações e evoluções são implementadas em todo o carro. Toda a fibra é tratada para receber um novo layout. Nesse momento, também há um grande trabalho por parte da logística, para revisar todo equipamento de pit stop, readequar toda estrutura de box, fazer pinturas e tudo mais.

Preparação para o final de semana:
Já próximo da etapa, começam os ajustes finais. Os engenheiros desenvolvem o setup do carro de acordo com as necessidades do piloto e com as características da pista. São levantados também históricos da pista, desenvolvimento de estratégias e preparados os testes. Na parte mecânica, todos os sistemas do carro são testados e conferidos. Todo o ajuste fino e regulagens são feitos. Nessas semanas também se intensificam os treinos de pit-stop, já pensando na estratégia de corrida (X litros de combustível e troca de X pneus).

LEIA TAMBÉM: Você sabe como funciona o sistema de sincronismo do motor e a importância da troca da Correia e Tensor juntos?

Durante a etapa:
Normalmente, a carreta da equipe chega no autódromo um dia antes da montagem de box. No dia de montagem, os mecânicos montam toda a estrutura de box, recebem os pneus novos, recebem o combustível da etapa e organizam tudo no seu devido lugar para receber os pilotos e patrocinadores. Nesse dia ocorre o briefing com os pilotos e as reuniões da equipe para definir os detalhes finais da etapa. Durante a etapa, temos os treinos para desenvolvimento do piloto e do carro, para testarmos coisas novas e novos caminhos. Com base nos dados coletados e analisados e no resultado do classificatório são definidas as estratégias de corrida. Os mecânicos fazem toda a revisão do carro após os dias de treino e controle dos pneus. Esse é um trabalho que pode variar muito de etapa para etapa, devido a algum acidente ou ao próprio cronograma da etapa (se for uma etapa tranquila com mais dias de treino, e horário espaçado, as coisas ficam mais suaves, porém em etapas duplas com corrida sábado e domingo, acontece de o trabalho ser tanto, a ponto de haver necessidade de virar a noite trabalhando para entregar o carro pronto para o dia seguinte). Após a etapa, tudo é carregado no caminhão novamente e encaminhado para a oficina.

Após a etapa:
As carretas regressam para a sede da equipe em uma viagem que pode durar até dois dias dependendo do autódromo. Quando chegam, as carretas são descarregadas e logo começamos o trabalho nos carros para a desmontagem e revisão. É montado todo um cronograma para efetuarmos a revisão de forma eficiente e mais completa possível dentro do intervalo de tempo que temos entre as etapas. Esse intervalo geralmente pode variar de duas semanas a um mês. Os pneus são todos medidos quanto ao desgaste, rodas desempenadas, todas as fibras são recuperadas de acidentes e repintadas. Os engenheiros fazem toda a análise do final de semana, estudam os dados aquistados do carro e os resultados. São feitos diversos relatórios para analisar o que foi bom e o que foi ruim, o que deu certo e o que deu errado, tanto da parte dos pilotos quanto da parte de estratégias, e as evoluções da equipe.

Assim o ciclo se inicia novamente, etapa após etapa, sempre analisando e evoluindo com o aprendizado da etapa anterior. É muito importante termos sempre em mente o que já foi testado e foi bom, e o que já aconteceu de errado para ser evitado nas etapas futuras.

Fotos: Rodrigo Guimarães

Auto Masters
Lucas Siqueira
Lucas Siqueira Seguir

Engenheiro de Dados da Lubrax | Podium Stock Car Team

Ler conteúdo completo
Indicados para você