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A Utilização Do Freio Motor Diminui Muito O Consumo De Combustível?

A Utilização Do Freio Motor Diminui Muito O Consumo De Combustível?

O corte total na injeção de combustível funciona de forma automática, desde que o condutor faça a redução de marchas para redução da velocidade.


A função freio motor está presente em todos os veículos automotores, seja ele a combustão do tipo ciclo Otto como os movidos à gasolina, álcool ou flex, ciclo Diesel ou GNV.


Até mesmo em veículos híbridos (combustão + elétrico) ou os veículos 100% eletrificados (regeneração) teremos um efeito de redução da velocidade utilizando o atrito interno ou a compressão interna para diminuir a o giro nas rodas, o chamado freio motor.


E a famosa expressão “Põe na banguela!” ficou muita marcada na cabeça de várias gerações. Mas o que significa essa tal de banguela? É o fato de durante os declives (descidas) deixar a marcha desengatada para que o motor mantenha a sua rotação mínima, que seria a rotação de marcha lenta, e assim consumir menos combustível.


Sim, isso é verdade! Nos veículos com pouca tecnologia como os modelos antigos com motores com carburadores ou sistemas a diesel sem eletrônica, isso era real.


Mesmo na redução de marchas ocorria a entrada também de combustível, aumentando o consumo. Mas com a aplicação de sistemas computadorizados, módulos eletrônicos, temos uma “inteligência” por trás e atuante no funcionamento do veículo.


E como funciona o Freio Motor?


Primeiro ele terá a função de auxiliar na redução de velocidade com nenhum ou um menor acionamento do pedal de freio ao ser necessário uma redução da velocidade do veículo.


Isso ocorre ao reduzir uma marcha, ou até mais que uma, de forma manual na alavanca de câmbio o que vai fazer subir o giro do motor sem pisar no acelerador, o que o sistema eletrônico entende e está programado: rotação do motor acima da marcha lenta + pedal do acelerador não acionado = Freio Motor.


Atendendo essas possibilidades a unidade eletrônica do motor vai simplesmente inibir (cortar o ti tempo de injeção) a injeção de combustível, e assim em uma descida de serra, por exemplo, entra ar no motor, comprime ar no motor, sai ar pelo escapamento, pois no Freio Motor não ocorrerá a injeção de combustível onde o tempo de injeção será igual 0,0 ms, e assim a utilização desse sistema irá economizar combustível e até sistema de freio, pois será necessário menor acionamento do pedal de freio.


Há outros fatores que podem inibir o Freio Motor, mas esse é um sistema que vai ajudar na segurança do veículo, pois o sistema de freio de serviço aquece menos, como de economia de combustível principalmente nos declives o consumo de combustível pode chegar até zero no percurso!


Essa foi a dica #ComunidadeAutomasters com o professor Scopino.

 

Professor Scopino,

#ComunidadeAutomasters

@professorscopino

@scopino_pedro_luiz

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