[ editar artigo]

CAPACETES PARA MOTOCICLISTAS

CAPACETES PARA MOTOCICLISTAS


O capacete é um item de uso obrigatório na legislação Brasileira para os motociclistas e quando se trata de capacete para o piloto ou garupa, temos muitas dúvidas sobre eles, pois existem muitas variações e especificações. Hoje trouxe a vocês algumas informações importantes e úteis para a escolha do seu.


Como são fabricados?


Os capacetes são fabricados com um casco rígido feito de material específico de acordo com o fabricante, geralmente feito de ABS (acrilonitrila butadieno estireno) plástico leve e muito resistente ou Fibra de Carbono + ABS (material bicomposto) em que traz leveza e resistência ao capacete e um custo final um pouco maior em relação ao ABS.


Por dentro os capacetes são revestidos de um isopor preparado para receber e absorver o impacto e também as forrações finais com ajustes de orelha e definindo os tamanhos. Existem capacetes de tamanho 50 até 66 que varia de acordo com o tamanho da cabeça.
Todo capacete deve conter a cinta jugular firme e com muita segurança, pois ela é responsável em firmar o capacete na cabeça e não deixar que ele se desprenda em um ocasional acidente de trânsito.

Capacetes devem conter fita refletiva para reforçar a segurança do piloto em uma rodovia escura . Viseiras de acrílico são obrigatórias, na falta de uma viseira é permitido o uso de ÓCULOS DE PROTEÇÃO, muito usado em Off Road por alguns pilotos.

Os capacetes são diferenciados e deixo algumas variações de modelos, todos esses são regulamentados e permitidos por leis Brasileiras a circulação:
 

Capacete Fechado


O tipo de capacete que fecha toda a cabeça e queixo, mais utilizado e o mais seguro de todos, pode ser encontrado em produção ABS ou Fibra de Carbono:



Capacete Flexível, Modular ou Escamoteável


Este tipo de capacete é autorizado por leis brasileiras, usuários defensores dos escamoteáveis são aqueles que gostam de entrar em qualquer local sem ter que tirar da cabeça, agilizando no dia a dia ele abre toda sua frente e facilita a visão, mas deixa todo o rosto exposto e capacetes escamoteáveis no geral não possuem boa vedação por terem queixeira flexível


Capacetes semi abertos e customizados:

São autorizados por leis brasileiras desde que estejam com cinta jugular e viseira acrílica transparente, apesar de serem liberados não entregam maior segurança, afinal o queixo do piloto fica exposto (não uso e não recomendo):

Cross ou Enduro


São capacetes fechados que acompanham uma pala de proteção ao sol e uma extensão de queixo longo para evitar que o piloto tenha o queixo desprotegido, geralmente é usado em competições off road enduro, pode ser usado com viseira ou óculos de proteção:


São muitas opções com variações de cor, modelo, tamanho e material, e cada um vai se identificar com algum modelo de acordo com sua necessidade e uso. A legislação brasileira não especifica validade ou tempo de utilização dos capacetes, ela exige apenas que ele esteja com a cinta jugular bem firme, as fitas refletivas nas laterais e na parte traseira, e também que o capacete tenha viseira ou que o piloto utilize óculos de proteção para os olhos. 


Ao escolher qual será seu companheiro de aventuras, preze por SEGURANÇA e qualidade pois ao meu ver é o que mais importa nesse acessório tão necessário para o dia a dia.



E aí, ja sabe qual o seu estilo favorito? 


 

Auto Masters
Dayane Oliveira
Dayane Oliveira Seguir

Motociclista a 11 anos, de Belo Horizonte/MG, 30 anos, tatuada, vendedora representante de negócios corporativos e Influenciadora de homens e mulheres motociclistas no Instagram e Youtube, gosto de ensinar e passar pra frente minhas experiências.

Ler conteúdo completo
Indicados para você