[ editar artigo]

Combustível na reserva pode danificar o carro: mito ou verdade?

Combustível na reserva pode danificar o carro: mito ou verdade?

Quando o assunto é "cuidados com o veículo", aparecem muitas opiniões – de especialistas ou não. Todo esse leque amplo de informações acabam gerando dúvidas nos proprietários de veículos, que não sabem no que acreditar.

Um dos questionamentos é se combustível na reserva pode danificar o carro, mito ou verdade? Quais são os cuidados para evitar problemas no motor?

Siga a leitura e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Leia também: PARTIDA À FRIO: CUIDADOS ESSENCIAIS COM ESTE SISTEMA NO INVERNO!

Combustível na reserva pode danificar o carro?

Muitos proprietários e condutores têm o hábito de reabastecer o veículo só quando o tanque já está em reserva. No entanto, esse costume pode sim ser prejudicial e danificar o carro. Como? Vou explicar o porquê.

O limite reserva do tanque, como o nome já diz, é apenas um limite de segurança (entre 5 a 8 litros) para que o condutor possa chegar até um local de reabastecimento. Em outras palavras, o combustível da reserva só deve ser utilizado em situações atípicas – e não com frequência. Por isso, nos painéis dos veículos constam um aviso de que já está sendo utilizado da reserva de combustível, justamente para que se possa providenciar o reabastecimento e evitar problemas.

Mas por que usar o combustível na reserva pode danificar o carro? Para entender a razão pela qual isso acontece, é importante e compreender melhor o funcionamento da bomba de combustível.

Leia também em: Motor de 3 cilindros. O preço da vibração

A bomba do tanque tem um sistema de resfriamento que utiliza o próprio combustível. Em outras palavras, é o combustível que impede o superaquecimento da bomba. Se não há combustível, ela pode queimar. Essa é a chamada queima por pane seca e, quando ocorre, a bomba precisará ser substituída. Os preços dessas bombas são, em média, R$ 500,00.

Além desse problema – considerado o mais grave – há outro: com pouco combustível, aumenta-se a entrada de ar e, consequentemente, de sujeira e impurezas. Essas tais impurezas podem chegar ao motor, danificando-o e fazendo com que passe a utilizar mais combustível do que o normal.

Para evitar esse tipo de problema, é importante utilizar a reserva apenas em casos extremos, ok?

Quais são outros cuidados para evitar problemas na bomba de combustível? Zelar pelo bom funcionamento do veículo é uma obrigação do proprietário! Com a bomba de combustível, alguns cuidados são necessários, sendo eles:

  • Verificar se há gotejamento nos bicos ou rachaduras nas mangueiras;
  • Verificar se a iluminação e avisos dos painéis estão ativos;
  • Limpar o filtro de entrada da bomba com frequência;
  • Trocar o filtro do diesel regularmente.

Leia também em: Tudo que você precisa saber sobre o Sistema de Lubrificação do Motor do seu carro!

É indispensável ter em mente que as revisões automotivas precisam ser periódicas. Revisar o funcionamento do seu veículo com profissionais capacitados é a forma mais segura de garantir o seu bom funcionamento e, dessa forma, evitar problemas no futuro.

Auto Masters
Corsa Clube Brasil
Corsa Clube Brasil Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você