As chaves com códigos chegaram para substituir os tipos antigos das chaves que existiam, que só possuíam um simples segredo mecânico esculpido em uma lâmina metálica.
O dono de um carro novo recebe da concessionária um cartão, com um código eletrônico e um código mecânico das chaves, a principal e a reserva.
Basicamente é como se cada automóvel tivesse o seu próprio “documento de identidade”. Logo, não dá para pegar uma chave semelhante ou fazer a cópia apenas do segredo mecânico, porque o veículo não abrirá e o motor nem ligará.
Como funcionam as chaves de carros codificadas?
A maior característica de uma chave com código é o fato de ela possuir um chip, também conhecido como transponder. O chip salva o código eletrônico da chave.
E como ocorre o funcionamento? Na realidade, há uma comunicação entre a chave codificada e a central de segurança, que fica dentro do veículo, mais precisamente o imobilizador
Vai acender uma luz sinalizadora no painel do carro, caso haja algum problema nessa peça ou a chave for incorreta.
Quando o motorista tenta utilizar a chave codificada, ela envia um sinal com o código para o automóvel.
Se a codificação da chave e a da central baterem, o motorista poderá abrir a porta sem problemas e dar a partida para ativar a ignição. Mas se não coincidirem, o motor não vai pegar.
Se o motorista tentar utilizar outra chave, do mesmo modelo de veículo, ainda pode ter a infelicidade de decodificar a central e bloquear o sistema de partida.
Nesses casos, não é possível nem fazer uma ligação direta.
Como fazer a cópia?
O motorista precisa levar os códigos para o chaveiro, e só com essas informações, ele conseguirá fazer uma nova chave.
Se não possuir os números, o dono do veículo terá que pegá-los na loja onde comprou o automóvel.
Caso o dono do carro tenha apenas uma chave com código, até dá para fazer a cópia em um chaveiro.
Atualmente, já existem bons equipamentos que conseguem fazer a leitura com precisão tanto do código eletrônico quanto do código mecânico de uma chave.
Com isso, é possível transferir essas informações para uma chave nova e, assim, fazer a cópia.
Esse procedimento na realidade é bem mais vantajoso para o dono do carro, que provavelmente pagaria bem caro por uma chave nova em uma loja.
E aí, você sabia dessas informações sobre chaves codificadas? Conta aqui se já passou por algum perrengue com elas!
Até mais!