[ editar artigo]

Confira 10 dicas de manutenção preventiva para seu carro neste período de home office!

Confira 10 dicas de manutenção preventiva para seu carro neste período de home office!

Esse momento que estamos passando não está nada fácil, não é mesmo?

Todos os setores da nossa vida estão sofrendo algum tipo de impacto, mas esse período também tem seu lado positivo, você não acha? As pessoas e empresas estão se reinventando e com isso novas oportunidades estão surgindo.

Leia também: Stock Car - Câmbio Manual x Câmbio borboleta

Mas, do mesmo jeito que temos que nos reinventar e cuidar do nosso corpo e da nossa mente, nosso carro também precisa de cuidado, e aqui você vai aprender 10 dicas fáceis para manter seu carro saudável durante esse período difícil e não precisar se preocupar quando tudo isso acabar! Então vamos começar:

1 - Limpeza e Proteção

Mantenha seu veículo limpo e, se possível, protegido em uma garagem coberta ou com uma capa, durante o período de quarentena. Sujeiras por muito tempo na superfície podem manchar, danificando a pintura, bem como a exposição por longos períodos a condições climáticas extremas, como chuva e sol.

2 - Pneus

É recomendado movimentar o veículo na garagem para que os pneus não fiquem achatados e murchos, caso na sua garagem não tenha espaço suficiente para manobras, você pode somente sair da garagem e estacionar novamente ou ainda, manter o veículo sobre cavaletes. Também recomenda-se que os pneus permaneçam com a calibragem máxima recomendada pelo fabricante do veículo, essa informação pode ser encontrada dentro do próprio veículo ou no manual do proprietário.

3 - Tanque de combustível

O ideal é manter o carro guardado com mais de meio tanque abastecido. O combustível possui pequenas partículas de sujeira que com o motor desligado por muito tempo acumulam no fundo do tanque de combustível, caso o tanque esteja muito vazio, é muito provável que no momento da partida as partículas de sujeira sejam enviadas à linha de combustível e consequentemente ao motor pela bomba de combustível, ademais o combustível também é responsável por parte do resfriamento das peças do motor, com pouco combustível na linha o motor alcançará temperaturas mais elevadas.

4 - Funcionamento do motor

O motor deve ser ligado ao menos uma vez por semana, e permanecer em funcionamento entre 15 e 20 minutos. O funcionamento do motor evita o descarregamento da bateria e mantém as peças devidamente lubrificadas.

5 - Ar condicionado

Ao ligar o veículo recomenda-se ligar o ar condicionado cerca de 5 minutos na temperatura mínima e mais 5 minutos na temperatura máxima, além de conservar o sistema seco e em funcionamento, evita o mal cheiro no interior do veículo.

6 - Sistema elétrico

Durante o funcionamento do veículo é importante também executar dois ciclos elétricos, como abertura e fechamento dos vidros, trava e destrava das portas, acendimento dos faróis, setas e acionamento do esguicho de água e limpadores de para-brisas.

7 - Bateria

Caso o veículo precise ficar desligado por mais de 20 dias é recomendado o desligamento do polo negativo da bateria, em caso de veículos mais antigos, para evitar o descarregamento. Já no caso de veículos mais novos, que possuem muitos módulos eletrônicos, é recomendado consultar o manual do proprietário para verificar qual a melhor ação para evitar o descarregamento.

Leia também: Velhinhos saudáveis

8 - Freio de mão

Em veículos que possuem freio à tambor nas rodas traseiras, é recomendado deixar o freio de mão abaixado para evitar que as lonas colem, travando os pneus. Mas atenção! Certifique-se que o veículo esteja estacionado em local totalmente plano, evitando acidentes.

9 - Lubrificante de motor

Assim que a quarentena acabar é primordial que providencie a troca do óleo do motor, bem como do filtro de óleo, ainda que não esteja no período indicado para troca. Veículos parados por muito tempo ou utilizados apenas para trajetos curtos, são considerados de uso severo, e exigem a troca do lubrificante de motor com periodicidades menores.

10 - Revisão

Por fim, recomenda-se que ao término da quarentena você entre em contato com a concessionária ou oficina mecânica de sua confiança e agende uma revisão preventiva das principais peças do motor, assim evita qualquer surpresa ou susto, quando voltar a utilizar seu veículo diariamente.

Espero que estas dicas lhe sejam úteis!

Nos vemos em breve com mais dicas!

 

Auto Masters
Paula Mascari
Paula Mascari Seguir

⚖️Advogada, mas larguei tudo para seguir meu sonho! 🚘Dona de um #voyageturbo que eu montei!

Ler conteúdo completo
Indicados para você