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Conserto de Módulos de Motores a Diesel

Conserto de Módulos de Motores a Diesel

A invenção da injeção eletrônica nos anos 80, obstáculos foram enfrentados pelas oficinas e mecânicos, que tiveram de lidar com diferentes sistemas, tecnologias e soluções para identificar problemas diversos nos motores.

A unidade de controle do motor, mais conhecida como ECU, é fundamental para o funcionamento do propulsor.

Sobre ECU

A ECU era substituída quando apresentava defeitos e as informações sobre o funcionamento da unidade eram poucas, tanto nas concessionárias quanto nas oficinas mecânicas.

O alto custo na troca da central fez com que novas soluções fossem criadas para possibilitar o conserto.

Devido à pouca quantidade de profissionais aptos a realizar os serviços, muitas pessoas passaram a se especializar nos serviços de conserto de ECU

Causas do Problema

As principais causas de problemas nas ECUs podem ser originadas por picos de tensão da bateria, um início de curto-circuito no chicote elétrico ou infiltração de água no sistema.

Com isso, podem ocorrer erros nos arquivos, uma aceleração no processo de oxidação das soldas, de componentes metálicos como pinos, além da queima desses itens, que pode provocar falhas nos sistemas de injeção.
 

Análise do Problema

A realização de mapeamentos dos componentes eletrônicos por meio de escaneamento das centrais responsáveis por sensores e atuadores é indispensável.

Os terminais dos componentes também precisam ser analisados, assim como mapeados os terminais de todos os componentes que estejam apontando problemas.

Devem ser analisados os datasheets dos componentes eletrônicos, o esquema elétrico das centrais, os arquivos originais de injeção, além da captação dos sinais dos componentes por meio do osciloscópio.
 

Itens necessários 

Ter alguns conceitos de elétrica e eletrônica é essencial para trabalhar com o diagnóstico e o conserto de módulos de motores diesel.

Além do uso do osciloscópio, o uso do multímetro também é recorrente. 
 

Sintomas

Os consertos nas ECUs são necessários em casos de problemas relacionados ao torque, em falhas no funcionamento do motor e uma oscilação de desempenho dos brutos.

Também uma coisa curiosa, é que também é totalmente possível ver uma formação realmente grande de fumaça no escapamento ou um aumento significativo no consumo de combustível facilmente diagnosticados com uma leitura dos elementos eletrônicos ligados ao motor do veículo.
 

Como Fazer a Prevenção?

As mais variadas interfaces que as ECUs armazenam são importantes para manter o funcionamento ideal do motor.

E em vista a necessidade ambiental que possibilite a redução de poluentes, principalmente dos veículos diesel, há uma necessidade de que manutenções preventivas sejam feitas com frequência nos sistemas de injeção eletrônica.

E aí, o que você achou desse tema aqui na comunidade? Já sabia dessas questões a respeito de ECU? 

Até mais!

 

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Rafael Carlos
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