[ editar artigo]

CUIDADOS COM A RELAÇÃO DA SUA MOTOCICLETA

CUIDADOS COM A RELAÇÃO DA SUA MOTOCICLETA

Fala galera Motociclista!!!


Nesse texto de hoje quis trazer o tema Cuidados com a Relação para vocês motociclistas e principalmente aqueles iniciantes que não tem noção do que é preciso para manter a manutenção da sua moto em dia. Não estamos eliminando o trabalho do profissional mecânico, e sim, trazendo a você leitor uma noção básica do que deve ser feito em sua motocicleta para dar a ela um ciclo de vida útil funcional, bora lá?

Leia também: Capacetes para motociclistas

O que é a Relação?

A relação de uma motocicleta é composto por: PINHÃO, COROA E CORRENTE, essa relação é responsável por botar em pratica a força do motor e fazer com que as rodas girem e deem movimento ao veículo. Em motos com tecnologia relação é necessário uma manutenção periódica para maior durabilidade.

Relação da moto é um componente mecânico muito importante e deve ser feito uma manutenção preventiva periódica para que ela tenha maior rendimento e durabilidade. A manutenção ideal é a lubrificação da corrente com produtos específicos para corrente, que são eles: óleo lubrificante, graxa branca e grafite em pó spray, existem várias marcas no mercado e você vai definir seu melhor custo benefício. 

Leia também: 3 dicas de manutenção de moto para iniciantes


Essa manutenção deve ocorrer periodicamente de acordo com o uso da motocicleta. Se você utiliza o veículo apenas em asfalto e uso diário, deve se realizar a lubrificação a cada 7 dias, em dias sem chuva, se for em período chuvoso essa frequência deve diminuir a cada 4 dias (ideal) e se você utiliza estrada de terra para locomoção é necessário a limpeza e lubrificação a cada manutenção, já vamos falar da limpeza.
 

A corrente ao ser lubrificada também acumula sujeira (poeira e terra) e essa sujeira cria atrito entre o pinhão e corrente e diminui sua vida útil, gastando os dentes da coroa e pinhão. O ideal é praticar uma limpeza de corrente com produtos desengraxante ou produto específico para limpeza que estão disponíveis no mercado por pelo menos uma vez ao mês, e após toda limpeza deve ser realizado novamente a lubrificação. E cuidado... geralmente produtos que limpam também podem ser prejudiciais ao material da relação, então lembre-se de enxaguar muito bem e retirar todo o produto da relação antes de lubrificar novamente.

Além da limpeza, também deve ser observado o aperto da corrente, existe um aperto ideal, ela não pode estar muito justa nem muito frouxa, parecendo um “varal de roupas”, esta folga pode variar entre 25 a 35mm (de 2,5 a 3,5 centímetros).

 

A corrente deve ser inspecionada e limpa a cada 1.000 km. E esse aperto ideal vai entregar melhor autonomia ao veículo, evitar o deslocamento da corrente e evitar também que ela fique “empenada”, se a corrente empenar, independentemente se estiver nova ou não, ela não ficará mais apta ao uso, não dará mais ajuste e você pode perder o seu investimento, então, se você não tem ferramentas em casa ou não tem a destreza para tal, fique sempre atento (a) ao ajuste de corrente e leve ao seu mecânico sempre que precisar dar um ajuste, assim como na imagem abaixo:

Existe um parâmetro de equilíbrio de ajuste na roda traseira para que não seja montado irregular, em algumas motos em forma de traços, esses traços devem conter uma mesma quantidade de números em ambos lados da roda, verifique esse ajuste para evitar que fique empenado:
 

Na dúvida, recomendo ir ao seu mecânico de confiança, as informações prestadas são de auxílio ao usuário tenha a noção de como está e o que deve ser feito em relação a cuidados com sua motocicleta, mas não invalide a necessidade de manutenção em sua motocicleta.

Espero que tenham gostado do conteúdo e até o próximo!!!!!

Auto Masters
Dayane Oliveira
Dayane Oliveira Seguir

Motociclista a 11 anos, de Belo Horizonte/MG, 30 anos, tatuada, vendedora representante de negócios corporativos e Influenciadora de homens e mulheres motociclistas no Instagram e Youtube, gosto de ensinar e passar pra frente minhas experiências.

Ler conteúdo completo
Indicados para você