[ editar artigo]

Dando uma injeção de ânimo no seu carro antigo!

Dando uma injeção de ânimo no seu carro antigo!

Carro usado antigo com problema na alimentação e ignição, seja ele originalmente equipado com injeção mecânica eletrônica ou carburador. Como resolver? Dando uma injeção de ânimo no seu carro antigo!

Leia também em: Os motores da Stock Car 2021!

Nesses casos, na maioria das vezes as peças de reposição são caras, difíceis de encontrar ou paralelas de baixa qualidade.

Uma boa saída é a substituição do modulo original por um programável.

A injeção eletrônica programável normalmente é considerada uma peça de performance, para ser utilizada em motores modificados com preparação aspirada, turbo ou nitro. Mas, em muitos casos, ela pode dar vida nova para motores totalmente originais e até salvar veículos cujos reparos no sistema de eletrônica injeção original muitas vezes custariam altas somas de dinheiro e tempo, tornando o investimento inviável.

Modificações

Em geral, a instalação de uma injeção programável em um automóvel já equipado originalmente com injeção eletrônica, exige poucas modificações no chicote elétrico original (ou a confecção de um novo) e o motor já funciona e pode ser acertado pelo preparador/instalador.

Dependendo da “idade” do projeto e a tecnologia eletrônica que equipa o mesmo, mais modificações podem ser necessárias, mas, em geral são acessíveis financeiramente e fáceis de se encontrar no mercado. Alguns exemplos são sensores de temperatura de motor e do ar, sensores de rotação e rodas fônicas que eventualmente podem não seguir um padrão compatível com os sistemas mais modernos.

Em veículos mais antigos, com sistemas de injeção mecânica ou até carburados as adaptações podem se estender a instalação de bomba e linha de combustível, regulador de pressão de combustível, flauta e injetores no coletor de admissão.

Leia também em: Procurando um carro usado? Então se liga nessas dicas para fazer uma boa compra!

Já um detalhe muito importante para qualquer que seja a idade do projeto, é a sonda lambda de banda larga, importante componente que faz a análise da mistura ar-combustível e envia a informação para o módulo de injeção para que este efetue correções em tempo real no motor, exatamente igual a um veículo comprado hoje 0km em uma concessionária, por exemplo.

As vantagens de uma conversão destas são inúmeras, primeiro pela manutenção do equipamento e do chicote - que agora tem um profissional responsável pela instalação e que tem o diagrama elétrico "atualizado" para qualquer necessidade de solução de problemas.

O Brasil é referência mundial em módulos de injeção programável. Empresas como a FuelTech, tem seus módulos equipando motos, barcos, aviões e etc. Pelo mundo inteiro, e prestam um suporte técnico qualificado para todas as etapas desta instalação/conversão. Além disso, possuem uma extensa lista de oficinas parceiras com instaladores e preparadores capazes de trazer de volta a vida ou modificar os mais diversos projetos.

Leia também em: Como identificar carro batido

Esses módulos da empresa FuelTech por exemplo, trazem inúmeras funções "de carro novo" para o seu projeto. Essas funções vão desde permitir a partida do motor através de uma tela touchscreen, modo Vallet - passando por controles de tração ativo com vários níveis e chegando a avançadas funções de malha fechada de combustível, e até funções de flex fuel.

É ver e sentir seu carro antigo novo, de novo!

Auto Masters
Fabio Felix do Prado Pascoal
Fabio Felix do Prado Pascoal Seguir

Fabio Felix, o Pascoal, como é conhecido, respira motor e carros. Expert em mecânica automotiva de alta performance, Pascoal trabalhou como repórter da revista Fullpower por 12 anos. CEO do portal de carros modificados, DragsterBrasil.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você