[ editar artigo]

Dicas de viagem longa de moto

Dicas de viagem longa de moto

A maioria das pessoas acha que para fazer uma viagem longa de moto é necessário uma moto grande, alta cilindrada e com vários baús de apoio. Na realidade não é tão essencial assim, no meu caso fiz uma viagem de São Paulo ao Nordeste com uma XRE, um baú comum e uma mochila amarrada em cima.

Leia também: Passo a passo para fazer um diagnóstico rápido.

As minhas dicas para quem pretende fazer uma viagem dessas é antes de tudo fazer a revisão da moto!

Basicamente pode ser feito:

- Troca de óleo: Pode ser feita em casa mesmo, caso não seja necessária a troca de filtro ainda. Sempre utilizar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante da sua moto, não basta comprar qualquer um, e verificar durante a viagem se está ok;

- Avaliação dos pneus: Os pneus possuem algumas especificações de uso por
exemplo, os sulcos centrais devem ter no mínimo 1mm de profundidade, abaixo disso pode gerar multa e apreensão! Além de correr risco de acidentes na sua viagem. Outro detalhe que mostra se o pneu está bom para uso é uma linha lateral no pneu com a marcação TWI que é uma sigla internacional que mostra um “limite” de pneu gasto, ter essa marcação irregular pode mostrar que o pneu está murcho, cheio demais, ou até mesmo com a roda desbalanceada.

Observar se o pneu não possui bolhas ou rachaduras. A calibragem deve ser de acordo com a indicação do fabricante, sempre calibrar durante o trajeto e observar se não está esvaziando muito rápido, que pode indicar até mesmo um furo ou problema no bico;

Leia também: CUIDADOS COM A RELAÇÃO DA SUA MOTOCICLETA

- Verificar o fluido de freio: A troca do fluido de freios varia do uso da moto,
normalmente é indicada a troca a cada ano. Porém, é sempre melhor verificar no manual da moto, caso não o tenha em mãos, os fabricantes disponibilizam na internet. Você não vai querer ficar sem freio durante uma viagem, então tenha atenção aos detalhes;

- Avaliar se a relação da moto está boa para sustentar a viagem: E com isso, conferir se coroa e pinhão estiverem com os dentes tortos ou gastos é hora de trocar! A corrente precisa estar ajustada, nem apertada e nem solta, normalmente ela fica ok em 2cm ou 2 dedos pra cima e pra baixo da sua posição alinhada. Não arrisque um acidente, ou até perda de tempo e dinheiro precisando trocar no trajeto. Leve na mala ou debaixo do banco uma graxa para lubrificar a corrente durante a viagem;

- Verificar parte elétrica: Faróis, setas, buzina, partida... Inclusive nas suas paradas;

- Antes de sair verificar qual o melhor trajeto e qual o consumo médio da sua moto: Para saber a cada quantos quilômetros precisa abastecer e estar ciente de que nem sempre vai existir um posto naquela quilometragem exata.

Não acho necessário levar galão de gasolina extra, só vai ocupar espaço e dar peso (salvo se sua viagem for pra extremos ontem não existem postos).

Ficar atento aos pneus, pode acontecer de furar! Na minha viagem tive o azar de furar logo nos primeiros 100Km, achamos que iríamos ter que voltar até a cidade mais próxima para comprar outra câmara, mas o borracheiro colocou uma que tinha lá, mesmo sendo um pouco menor ela serviu bem para toda a viagem.

Leia também: 3 dicas de manutenção de moto para iniciantes

A média de quilometragem rodada por dia depende muito do clima e do nosso cansaço, não acho viável reservar hotéis com antecipação, pois podemos cansar antes de chegar no destino ou estarmos tranquilos para rodar mais! Então sempre verificamos a cidade mais próxima quando começamos a cansar e olhamos alguns hotéis, chegamos na cidade e escolhemos. Cansou, parou! Não tem muito segredo.

A hidratação é fundamental! Sempre que abastecer ingerir boa quantidade de água, ainda mais se for na mesma situação que eu, viajando com um super sol e calor de 40 graus. Minha média de quilometragem diária ficou entre 600 e 800.

Viajar requer alguns cuidados, e é possível seja com moto pequena ou de alta cilindrada, o importante é aproveitar com segurança.
Caso não possua plano de saúde, um seguro viagem nacional é um boa recomendação.

Espero ter ajudado, boa viagem!

 

 

Auto Masters
Fernanda Reif
Fernanda Reif Seguir

Apaixonada por motos; Impulsionando a inclusão de mulheres no mundo motociclístico; Compartilhando experiências e aprendizado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você