[ editar artigo]

BMW E36 - Do lixo ao luxo

BMW E36 - Do lixo ao luxo

Quem aqui nunca sonhou em um dia ter um BMW, não é mesmo?!

Sabemos que a marca BMW é mundialmente conhecida por seus carros de luxo e esportivos. Além de ser cobiçada por pessoas de classe alta... mas o tempo passa, os carros ficam velhos e sabemos que o preço tendem a despencar, certo?! Nem sempre!

As famosas BMW E36 modelos 325i e 328i fizeram muito sucesso ao redor do mundo na década de 90. Carro que lhe entregava conforto, potência e todos os artigos de "perfumaria" que um bom BMW tem. 

Leia também em: Desvendando o sistema de Arrefecimento do Motor do seu carro.

Já pensando em atingir um público muito maior, a BMW fez diversas versões da E36, por exemplo: 325i era equipada com motor 2.5 litros de 192 cavalos, 4 portas nas versões manual 5 marchas e automático.

Imagem - BMW E36 325i Sedan

Já os modelos 328i eram equipadas com motor 2.8 litros de 193 cavalos. 
E ainda tinham diversas opções de carrocerias:

Imagem - BMW E36 328i Coupé

Pensando na família, a BMW tinha a opção Touring, mais conhecido como wagon. Para uma família não tão grande, tinha a opção sedan 4 portas, já para os mais jovens e amantes de esportivos, a opção coupé. 

Mas além dessas várias opções, era possível comprar a mais desejada de todas. BMW M3 E36 Coupé. Esse sim é um modelo que nunca desvalorizou até hoje.

Imagem - BMW E36 M3

Agora eu lhe pergunto: Por que os BMW 325i e 328i que eram facilmente encontrados em sites de carros usados, com preços baixíssimos entre 5 a 10 mil reais simplesmente sumiram? ou então, por que as poucas que existem a venda ficaram acima dos 25 mil reais (quando em bom estado de conservação) e os modelos coupé ultrapassam os 50 mil reais?

Leia também em: Gol GTI 2.0 - Uma das grandes paixões dos amantes de automobilismo

E olha que estamos falando de um carro alemão importado na década de 90, que até o ano de 2015 não valia nada e eram encontrados aos montes abandonadas por aí. 

Imagem ano 2020

E a resposta é simples: É culpa do Drift! Sim, o drift. O esporte do automobilismo que mais cresceu no brasil de 2010 até os dias de hoje. 

Mas por que? 
Simplesmente por que para a prática do drift, é obrigatório ter tração traseira. "Ah, mas nós temos carros nacionais tração traseira". Sim, nós temos! Chevette, Ômega, Opala, mas infelizmente são carros que além de antigos, precisam de muito investimento para se tornar um bom carro para a prática do esporte, mesmo que de forma amadora. 

Imagem - Piloto Luan Aragão / Chevette Hatch 1984 com motor GM 2.0 turbo de 280cv - Investimento total ultrapassa os 120 mil reais.

Já os BMW E36 vem "pronto de fábrica", assim podemos dizer.

Potência? Temos! Suspensão independente? Também temos!
O grande e maior segredo é: Os motores M50 que equipam as E36 aguentam muito desaforo. Mesmo sendo motores antigos e rodados, eles são o maior motivo do por que esse modelo de BMW ficou tão caro, raro e desejado por muitos.

Temos hoje no Brasil esses motores andando com mais de 500 cavalos. Sim, é isso mesmo! Eu disse 500 cavalos. Um motor originalmente de 193 cavalos, se instalado um bom kit turbo e intercooler, pode chegar aos seus 500 cavalos e durar muitos anos nas pistas.

Imagem - Piloto Carlos Miyanishi BMW e36 328i 
Exemplo esse da imagem, BMW 328i com motor miolo original com mais de 120 mil km rodados, foi montado um kit turbo e o carro anda nas pistas com mais de 400 cavalos a mais de 4 anos sem nenhuma quebra de motor.

Um modelo de carro que estava destinado a se tornar lixo, virou artigo de luxo em pleno 2021!

Hoje temos diversos BMW E36 nas pistas fazendo drift. As poucas unidades que ainda existem pelo Brasil estão sendo garimpadas por amantes do esporte que mais cresce no país e por pessoas quem enxergam uma ótima oportunidade de negócio e lucro na certa. Assim como o piloto veterano de drift Juba Nishimura, que é um vendedor de relíquias E36 conhecido por todo o Brasil.

Leia também em: 3 Maneiras de Iniciar o Movimento de Drift

E não importa se é versão automática. Esse modelo de BMW já está tão abrasileirado que existem inúmeras receitas para transformar em um carro manual. O mais comum é usando câmbio de Chevrolet Ômega. 

Então fica a dica: Se você encontrar por aí um BMW E36 por menos de 10 mil reais, câmbio manual e em bom estado, saiba que é um bom investimento para revenda a curto prazo e lucro na certa.

Auto Masters
Raul Motta
Raul Motta Seguir

Perfil oficial gerenciado por Raul Motta, criador do canal no Youtube Um Flip Na Vida Membro da equipe Drift Show Brasil e quem sabe um futuro piloto. Faço vídeos do dia a dia montando e preparando carros de drift.

Ler conteúdo completo
Indicados para você