[ editar artigo]

Economize Combustível com FREIO MOTOR

Economize Combustível com FREIO MOTOR

Olá, galera! Todos bem?

Bom, se tem um tema na atualidade que a maioria de nós está à procura, é sobre como economizar combustível. E hoje eu vou trazer uma dica que além da economia de combustível, também será benéfica para alguns componentes do seu carro.

Parece até curioso, mas quanto mais você usa o freio do seu carro mais combustível você está consumindo. Sabia disso?! Pois é! Mas calma que eu vou explicar. 

No momento em que você acelera, você consome combustível para gerar a inércia e assim colocar o carro em movimento. Mas ao usar o freio você está cancelando esta ação. Ou seja, você usou mais acelerador, combustível e velocidade pra logo depois precisar cancelar. 

Além de gastar mais as pastilhas e disco de freio, você está jogando combustível fora.

Todos os carros equipados com injeção eletrônica possuem uma programação onde ao tirar o pé do acelerador faz com que a bomba de combustível seja cortada ou reduzida.

Já na queima de combustível no motor, a injeção envia um sinal de corte. Ou seja, os bicos injetores se fecham e somente entra ar no motor. E tudo volta a funcionar novamente ao pisar no acelerador.

Você que dirige um carro manual, já reparou o que acontece descendo uma ladeira com o carro engrenado? Sabe aquela sensação de que tem algo "segurando o carro"? Esse é o tal do freio motor.

Efeito causado pela compressão, que cria um vácuo na câmara de explosão, fazendo o efeito inverso de quando se está acelerando e consumindo combustível. 

De forma geral, você está andando com o carro somente injetando ar no motor. 

"- Ah, mas então esse recurso só funciona nas descidas?" - Claro que não! É agora onde vem a dica de ouro. 

A regra é simples: Quanto menos freio usar, menos combustível estará desperdiçando. 

Vou dar alguns exemplos: 

Todos nós aqui temos que pegar transito. Semáforos, cruzamentos, lombadas, valetas e outras coisas que nos obrigam a reduzir ou parar o carro, certo ?! 


E é nessas horas onde você deve usar o freio motor! 

Ao invés de usar o freio a poucos metros de uma lombada, procure vir reduzindo marchas e deixar que o próprio freio motor faça esse trabalho. Use o freio somente após já ter reduzido boa parte da velocidade apenas com o freio motor. 

Outro cenário seria em um semáforo vermelho à frente. Já que você sabe que vai ter que parar, use este recurso. 
 
Mesmo sendo algo tão simples, é uma questão de incluir ele em sua rotina diária, na sua forma de condução. Fazer com que estes pequenos gestos se tornem algo automático. No final do mês você pode sentir sim uma diferença no consumo de combustível.

Além de fazer outros componentes terem uma vida útil maior. Tais como pastilhas e discos de freio, bomba de combustível, bicos injetores, bobinas e velas. E você irá sentir a economia nas próximas revisões do seu carro.



São dicas simples e práticas que iremos encontrar a tão procurada economia de combustível.  Entender como funciona o seu carro fará com que você economize de forma geral. 

Gostou da dica? Já conhecia ? Deixe seu comentário e nos vemos em breve. 
    
  

Auto Masters
Raul Motta
Raul Motta Seguir

Perfil oficial gerenciado por Raul Motta, criador do canal no Youtube Um Flip Na Vida Membro da equipe Drift Show Brasil e quem sabe um futuro piloto. Faço vídeos do dia a dia montando e preparando carros de drift.

Ler conteúdo completo
Indicados para você