Talvez uma das situações mais complexa do setor de reparação automotiva seja o da área de serviço de alinhamento.Antes de mais nada é preciso entender isso.
Leia também: Saiba quais os 03 ajustes básicos de uma motocicleta big trail para pilotar no off road
Um dos fatores a entender é que o alinhamento é uma das partes da leitura e ajuste dos ângulos da geometria. O outro é que cada veículo possui características próprias, mesmo que as suspensões sejam semelhantes. O princípio de leitura é padrão.
Geometria de Suspensão.
Alinhamento: Convergência, Divergência, Nula.
Cáster: Positivo e Negativo.
Câmber: Negativo e Positivo.
KPI: King Ping Inclination (Inclinação do Pino Mestre) - Caminhão
SAI: Steering Axis Inclination (Inclinação do Pino Mestre) - Carro
Ângulo Incluso: (SAI + Camber)
Raio de Rolagem Direcional
Ângulo de Impulso
Set-Back
Curva de convergência do eixo dianteiro (Ponto "S") "Volkswagen/Audi"
Esses são só alguns ângulos que ao longo do tempo foram inseridos dentro do contexto da geometria.
Talvez o mais polêmico seja o ajuste do ângulo de camber diga-se "cambagem".
Sim, é necessário fazer o ajuste devido ao fator de arrasto dos pneus ou em casos mais graves a aceleração dos desgastes do mesmo.Isso serve tanto para a dianteira como traseira.
Há várias formas que vão de uso de ferramentas ou equipamentos para isso. Ou uso de parafusos excêntricos, arruelas, calços e/ou troca de componentes "peças" fixas por peças com ajustes. No caso do uso de ferramentas hidráulicas, ou seja o ciborgue.
Isso foi desenvolvido como medida paliativa num momento onde não se tinha tantas montadoras aqui no Brasil. E acesso às informações que temos hoje.
É errado. Oras, isso é algo que vai depender do conhecimento de cada profissional. E também da compreensão do proprietário do veículo.
É uma decisão entre ambos. Pois, se o mesmo entender que seja usado outro procedimento vai ter que arcar com os custos dai o caso que em muitos dos casos o serviço desse ajuste é feito dessa forma paliativa.
E lógico, tudo bem esclarecido ao cliente é ele quem vai dizer se quer fazer com ferramenta hidráulica ou não. Simples assim.
A outra parte cabe ao mecânico ou alinhador esclarecer isso.
Tudo relacionado a geometria como tenho dito devido a um fator crucial:
Que tudo que está relacionado a esse assunto está em inglês.
Alguns dos principais fabricantes de equipamentos tem inúmeros vídeos com procedimentos de leitura da geometria e ajustes. Novamente, tudo em inglês. E os treinamentos aqui no Brasil ficam todos ao nível básico.
Falta, na verdade, uma postura mais técnica em trazer soluções já existentes lá de fora para o mercado nacional. Só o equipamento com tecnologia 3D não resolve...
Sou profissional especializado em Geometria da Suspensão e Direção. Atualmente estou focado em desenvolver soluções para este segmento. Dados os fatos de haver muitas informações desencontradas sobre o assunto.