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Geometria da Suspensão e Direção

Geometria da Suspensão e Direção

Talvez uma das situações mais complexa do setor de reparação automotiva seja o da área de serviço de alinhamento.Antes de mais nada é preciso entender isso.

Leia também: Saiba quais os 03 ajustes básicos de uma motocicleta big trail para pilotar no off road

 Um dos fatores a entender é que o alinhamento é uma das partes da leitura e ajuste dos ângulos da geometria. O outro é que cada veículo possui características próprias, mesmo que as suspensões sejam semelhantes. O princípio de leitura é padrão. 

 

Geometria de Suspensão.

Alinhamento: Convergência, Divergência, Nula.

Cáster: Positivo e Negativo.

Câmber: Negativo e Positivo.

KPI: King Ping Inclination (Inclinação do Pino Mestre) - Caminhão

SAI: Steering Axis Inclination (Inclinação do Pino Mestre) - Carro

Ângulo Incluso: (SAI + Camber)

Raio de Rolagem Direcional

Ângulo de Impulso

Set-Back

Curva de convergência do eixo dianteiro (Ponto "S") "Volkswagen/Audi"

Esses são só alguns ângulos que ao longo do tempo foram inseridos dentro do contexto da geometria.

Talvez o mais polêmico seja o ajuste do ângulo de camber diga-se "cambagem".

Sim, é necessário fazer o ajuste devido ao fator de arrasto dos pneus ou em casos mais graves a aceleração dos desgastes do mesmo.Isso serve tanto para a dianteira como traseira.

Há várias formas que vão de uso de ferramentas ou equipamentos para isso. Ou uso de parafusos excêntricos, arruelas, calços e/ou troca de componentes "peças" fixas por peças com ajustes. No caso do uso de ferramentas hidráulicas, ou seja o ciborgue.

Isso foi desenvolvido como medida paliativa num momento onde não se tinha tantas montadoras aqui no Brasil. E acesso às informações que temos hoje.

É errado. Oras, isso é algo que vai depender do conhecimento de cada profissional. E também da compreensão do proprietário do veículo.

É uma decisão entre ambos. Pois, se o mesmo entender que seja usado outro procedimento vai ter que arcar com os custos dai o caso que em muitos dos casos o serviço desse ajuste é feito dessa forma paliativa.

E lógico, tudo bem esclarecido ao cliente é ele quem vai dizer se quer fazer com ferramenta hidráulica ou não. Simples assim.

A outra parte cabe ao mecânico ou alinhador esclarecer isso.

Tudo relacionado a geometria como tenho dito devido a um fator crucial:

Que tudo que está relacionado a esse assunto está em inglês.

Alguns dos principais fabricantes de equipamentos tem inúmeros vídeos com procedimentos de leitura da geometria e ajustes.  Novamente, tudo em inglês. E os treinamentos aqui no Brasil ficam todos ao nível básico.

Falta, na verdade, uma postura mais técnica em trazer soluções já existentes lá de fora para o mercado nacional. Só o equipamento com tecnologia 3D não resolve...

 

 

 

Auto Masters
Edmilson Pereira dos Santos Seguir

Sou profissional especializado em Geometria da Suspensão e Direção. Atualmente estou focado em desenvolver soluções para este segmento. Dados os fatos de haver muitas informações desencontradas sobre o assunto.

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