[ editar artigo]

Idosos, furiosos e valiosos! Os lendários motores JZ Toyota.

Idosos, furiosos e valiosos! Os lendários motores JZ Toyota.

Você já ouviu falar dos motores 1Jz e 2Jz?

Se você é amante da saga VELOZES E FURIOSOS eu te garanto que você já viu e ouviu sobre esse motor, só não lembra. Vamos lá!

Leia também em: 04 dicas sobre planejamento de customização de motos

Em Velozes e Furiosos 1, na cena onde Brian O'conner (Paul Walker) leva uma sucata de Supra Targa ao Toretto (Vin Diesel) como sendo o tal "Carro de 10 segundos". Mas Toretto faz piada da sucata e ao abrir o capô vem a tão famosa frase "Motor 2Jz! Eu não acredito nisso" "2Jz engine, no shit".

Os motores JZ são motores DOHC de 24 válvulas.
O motor JZ era oferecido por 2 versões de: 2.5 litros e 3.0 litros.

Motor 1JZ 2.5 litros é composto por 3 versões diferentes como: 1JZ-GE, 1JZ-GTE E 1JZ-FSE

O motor 1Jz foi instalado em tais carros de marca Toyota como: Chaser, Cresta, Mark II, Tourer V.

Lembrando que a concorrência Nissan tinha o seu motor lendário "RB26-DETT", que equipava o Skyline R34.
                              Imagem - Motor Nissan RB26 DETT

A Toyota ficou pensativa e mostrou ao mundo o famoso motor 2JZ.
6 cilindros em linha, bloco de ferro fundido, apenas aumentou o volume para 3.0 litros. Como a Toyota fez 2 versões do 1JZ, ela também fez as versões GE (aspirado) e GTE (Turbo).
 
                               Imagem - Motor Toyota 2Jz GTE
 
POR QUE OS MOTORES JZ SE TORNARAM UMA LENDA, E PORQUE ELES CUSTAM TÃO CARO HOJE EM DIA?

Os motores JZ desde sempre foram muito bem vindos ao Drift, motores com uma grande margem de preparação. Os pilotos brasileiros de drift tinham o costume de fazer o famoso "SWAP" no Japão. Que é onde tiravam o motor original do carro e instalavam o motor Toyota 1Jz ou 2Jz. Mesmo que o carro fosse um Nissan, Mazda, BMW e etc. Esse motor tem um enorme potencial no drift, e isso acabou ficando muito popular no mundo inteiro devido a sua resistência dos componentes originais de fábrica, podendo ultrapassar facilmente os 500 cavalos. Ou seja: Você tinha um motor originalmente de 280 cavalos que suportava acima dos 500cv.

A febre dos JZ em diversos carros de drift ficou conhecida pelo mundo inteiro, e como são motores fabricados para o mercado japonês, com o país pequenos, poucos carros foram sobrando e a procura por esses motores só aumentava.

No Japão nos anos 2000, os motores JZ eram vendidos como sucata nos desmanches em um preço médio de 500 dólares. Hoje em dia, são vendidos no Japão por valores que ultrapassam facilmente os 5 mil dólares dependendo do estado de conservação e a versão 1Jz ou 2Jz GTE.

Leia também em: É possível reformar um Fusca em casa?

No Brasil, hoje em dia, você não encontra um motor 1Jz por menos de 20 mil reais e versões 2Jz GTE já chegaram ultrapassar os 60 mil reais (Usados, originais e sem revisão). Até o ano de 2015, no Brasil, você encontrava os motores 1Jz entre 10 mil reais e os motores 2Jz 15 a 20 mil reais em ótimo estado.

Podemos dizer que, apesar de idosos, esses motores Toyota são realmente furiosos. Tanto em potência quanto em valorização.

Auto Masters
Raul Motta
Raul Motta Seguir

Perfil oficial gerenciado por Raul Motta, criador do canal no Youtube Um Flip Na Vida Membro da equipe Drift Show Brasil e quem sabe um futuro piloto. Faço vídeos do dia a dia montando e preparando carros de drift.

Ler conteúdo completo
Indicados para você