Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em Junta do Cabeçote, certo? Mas o que é, e qual a função dela no motor do carro?
A junta de cabeçote é a peça responsável por unir o bloco do motor ao cabeçote e garantir a estanqueidade da câmara de combustão, evitando que o líquido de arrefecimento e o óleo lubrificante que circulam pelo motor vazem para dentro do cilindro!
Resumidamente, a junta de cabeçote é responsável por manter seu motor saudável, e qualquer problema com ela, é muito provável que você tenha problemas em um curto período de tempo.
Mas como saber se a junta está queimada? Quais os sintomas para descobrir que a junta queimou?
Quando a junta do cabeçote queima, é muito provável que algum outro sistema do veículo esteja comprometido, o mais comum é o sistema de arrefecimento, que pode danificar a junta e outros componentes quando não é utilizado o líquido de arrefecimento especificado pelo fabricante do veículo.
Quais os sintomas que o veículo apresenta:
Superaquecimento do motor (indicado pelo marcador de temperatura no painel)
Falhas constantes na aceleração
Nível do reservatório do arrefecimento baixando rápido
Fumaça constante no escapamento
Velas úmidas
Existem ainda, casos onde nenhum destes sintomas é apresentado, deixando o diagnóstico ainda mais difícil.
Posso rodar com o veículo com a junta queimada??
Quando a junta do cabeçote queima, é porque houve o rompimento em sua estrutura e isso permitirá que líquidos (arrefecimento e óleo lubrificante) invadam a câmara de combustão e causem o “travamento” do motor por calço hidráulico.
Outra situação possível, é o rompimento entre as galerias de água e óleo, que podem se misturar casando o super aquecimento do motor por falta de água no sistema de arrefecimento.
Sabendo destas consequências, a resposta é simples: NÃO!
Com exceção de um caso emergencial onde traga algum tipo de risco para o motorista ou passageiros do veículo. O adiamento do reparo pode trazer consequências sérias, como o empenamento do cabeçote ou do próprio bloco do motor, elevando muito o custo do reparo.
É necessário fazer a retífica do motor quando a junta queima??
Na maioria dos casos não!
Quando há um rompimento da junta, que normalmente é por algum super aquecimento do conjunto, o cabeçote é removido e enviado a retífica para que seja verificado se existe algum empenamento na peça ou não.
Geralmente apenas uma plaina, que é um procedimento simples e de baixo custo que garante o nivelamento da superfície e vedação ao instalar a junta nova resolve o problema.
Em casos maias graves, a retífica do motor pode ser necessária, a fim de evitar que exista alguma trinca ou vazamentos dentro do cabeçote ou bloco do motor.
Como evitar a queima da junta do cabeçote?
A melhor maneira de manter a vida útil do motor do seu carro é manter todas as manutenções preventivas em dia!
Nunca use a água de torneira no arrefecimento do veículo, pois ela possui cloro e outros sais que criam uma corrosão nas partes metálicas do motor, que pode comprometer o funcionamento da válvula termostática ou bomba d´água. Utilize sempre o líquido ou fluído recomendado pelo fabricante.
Garantir o bom funcionamento do motor é garantir a sua tranquilidade e segurança e evitar gastos desnecessários.
Lembre que a manutenção PREVENTIVA é sempre mais barata que a manutenção CORRETIVA!
E você, já passou por alguma situação com a junta do cabeçote? Conta aqui pra gente!
Entusiasta automotivo Apaixonado pela arte da Funilaria e Pintura Mecânico de garagem