[ editar artigo]

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA: FIQUE DE OLHO

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA: FIQUE DE OLHO

Vejo diariamente pessoas que simplesmente compram um carro e acham que é só abastecer e pronto. Nada mais que isso. Se o carro for 0km as pessoas fazem as revisões para manter a garantia (quando lembram de fazer) e quando a garantia acaba, esquecem que o carro precisa continuar sendo cuidado e revisado. Você faz a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo? Fique de olho!

Leia também em: Dando uma injeção de ânimo no seu carro antigo!

Algumas revisões são por quilometragem, ouras por tempo de uso. Independente de qual for a questão, a revisão é algo que não podemos descuidar. Já conversei com muitas pessoas e as coisas que eu já escutei são de assustar. Falas como "äh, meu carro não está com problema, pra que vou levar em uma oficina?". "Eles vão acabar achando alguma coisa pra me fazer gastar dinheiro". "Se der problema levo, se não, não tenho porque levar!”.

Realmente ouvimos muitas histórias de pessoas que levam seus carros em algumas oficinas e até mesmo autorizadas para uma simples revisão e do nada começam a falar que o carro tem mais “n” problemas. Vamos por partes.

Procure oficinas de confiança. Sei que hoje temos as redes sociais e a internet para buscarmos esses estabelecimentos, mas eu acredito que a indicação é o melhor negócio. Procure alguém que teve uma boa experiência com a oficina, que recebeu um bom atendimento e que ficou satisfeito com o serviço executado no carro. Isso dá mais tranquilidade. Minha dica é essa: busque indicação.

Agora, voltando a questão da revisão. Carro tem que fazer revisão preventiva. É um check-up, para verificar se está tudo em dia. Essa prevenção pode te economizar uma grana, pois, muitas vezes um problema pode ser identificado bem no início e o conserto fica bem mais barato. Agora, imagine esperar o carro parar de funcionar ou começar a dar algum tranco quando você mais precisa! Pode ser que o problema já esteja em um patamar bem maior e o conserto fique bem mais caro, demore mais tempo para que o conserto seja feito; caso haja necessidade de troca de alguma peça, pode ser que demore mais ainda... entre outras questões. 

Não espere seu carro ter um problema maior para levá-lo ao mecânico. Não vale a pena esse desgaste.

Entenda também que fazer manutenção preventiva não é garantia de que não haverá problemas no seu carro, mas o objetivo aqui é de evitar e minimizar falhas e problemas mais sérios no seu veículo. 

Leia também em: Os motores da Stock Car 2021!

Verifique o manual do seu carro, o que precisa ser trocado, revisado e com qual frequência, e ao sinal de qualquer problema, vá direto para a oficina para verificar se há algum problema. 

Lembre-se de que um carro com a revisão em dia é mais seguro. 

 



LUDMILA DUARTE
Produtora de conteúdo
@dosaltoproasfalto

Ler conteúdo completo
Indicados para você