[ editar artigo]

NÃO ESQUEÇA DO FILTRO DE ÓLEO do MOTOR

NÃO ESQUEÇA DO FILTRO DE ÓLEO do MOTOR

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de incentivar a manutenção preventiva do carro. Acredito que é um hábito saudável para a segurança do motorista no dia a dia e também saudável para o bolso. 

É importante seguir o calendário de manutenções do seu carro e ficar sempre em dia para evitar dores de cabeça. Além disso, podemos, nós mesmos, verificarmos alguns itens como nível do líquido de arrefecimento, calibrações dos pneus e nível do óleo do motor. E falando em óleo do motor, algo sempre me vem a cabeça: o filtro do óleo. É recomendado efetuar a trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo ou 12 meses. Vale o que vencer primeiro. Agora, de que vale trocar o óleo do carro se você não troca o filtro? 

Vamos analisar primeiro a função do filtro do óleo do motor. Esse componente de extrema importância tem a função de reter impurezas e partículas do lubrificante que passam pelo motor do carro. Ou seja, o que não deve circular pelo sistema, fica preso nesse filtro. Agora imagine a situação: chega a hora de trocar o óleo do seu carro e você não troca o filtro. Seu carro tem óleo novo e filtro velho. Após 10 mil quilômetros ou um ano rodado, o filtro já está bem sujo e cumpriu sua missão. Mas como ele vai conseguir continuar retendo as impurezas se sua vida útil acabou? De que vale um óleo novo passando por um filtro sujo? O óleo novo vai se misturar com essas impurezas que estão no filtro (que não aguenta mais filtrar nada) e sua função de lubrificação vai ser comprometida. Imagine ficar passando café novo em um filtro usado... não faz o menor sentido, não é mesmo? Então, todas as vezes que a troca do óleo do motor for feita, o filtro do óleo também deve ser trocado. Fique de olho e mantenha seu carro com a manutenção em dia. 

 

 

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você