[ editar artigo]

Os motores da Stock Car 2021!

Os motores da Stock Car 2021!

Com toda certeza, uma das coisas que mais chamam atenção em todos os carros de corrida são seus motores. E com os motores da Stock Car não é diferente! Nesses carros, usamos motores V8 desde 2001, e que desde então sofreram grandes evoluções.

Leia também em: Como identificar carro batido

Os motores da Stock Car utilizam como base o popular motor Chevrolet LS3 que equipa diversas versões de carros americanos, inclusive o Corvette. Esse motor foi extensamente desenvolvido e aprimorado para o uso em corridas pela Giaffone Racing, que cuida de sua preparação para todas equipes de forma unificada.

É um motor que gera mais de 500hp, com seus 6.2L de deslocamento. Uma curiosidade sobre sua potência, é que ele trabalha com apenas 60% de abertura de borboleta em condições normais. Esse motor só libera a abertura de 100% quando é acionado o "Push To Pass", que é um recurso que os pilotos tem durante a corrida com uma quantidade limitada de acionamentos, e inclusive, existe o fan push, em que os telespectadores podem votar para seu piloto favorito ter um acionamento a mais.

O escape para a temporada de 2020 foi todo feito em inox e direcionado para apenas um dos lados do carro, fazendo uma bela sinfonia. O gerenciamento eletrônico é feito por uma central de injeção Bosch própria para competições.

Leia também em: Dicas de viagem longa de moto

Atualmente é possível perceber assistindo os carros andando na pista, aquelas enormes labaredas saindo pelo escapamento durante as reduções. Isso é uma função gerada pela ECU do carro para resfriar a câmara de combustão, evitando problemas de aquecimento excessivo nesse momento.

Tem mais alguma duvida ou curiosidade sobre os motores da Stock Car 2021? Deixe abaixo nos comentários!! 

Auto Masters
Lucas Siqueira
Lucas Siqueira Seguir

Engenheiro de Dados da Lubrax | Podium Stock Car Team

Ler conteúdo completo
Indicados para você