[ editar artigo]

Por Que É Importante Saber o Básico Sobre Mecânica Automotiva?

Por Que É Importante Saber o Básico Sobre Mecânica Automotiva?

Fala Pessoal! Tudo bem?

Você sabe, ter um veículo na garagem oferece liberdade, praticidade e conforto nos deslocamentos cotidianos, mas, se tratando de uma máquina complexa, é importante não se descuidar das manutenções periódicas para garantir seu funcionamento perfeito.

Saber o básico sobre o funcionamento do seu carro pode te ajudar a resolver e perceber situações indesejadas, como superaquecimento, falha total da bateria, dificuldade de dar partida no veículo, entre outras séries de problemas que podem acabar ocasionando acidentes.

Então, para evitar situações desagradáveis - e até perigosas -, é muito importante conhecer mais sobre o funcionamento e a mecânica do seu carro, pois, mesmo que você não queira pôr a mão na massa, será possível melhorar sua própria ação no dia a dia, identificar falhas logo no início e dar diagnósticos mais precisos para os mecânicos.

Apesar de ser uma máquina cheia de peças pequenas e com nomes estranhos, a lógica de funcionamento de um veículo é bem simples, sendo assim, é importante que você conheça os principais sistemas: motor, embreagem, caixa de marchas, rodas e pneus, freios e suspensão.

Para manter seu carro em dia com as manutenções é preciso, além de levá-lo ao mecânico periodicamente, ter certos cuidados diários, que, conhecendo o básico, você pode fazer em sua própria casa, como, verificar os fluidos uma vez por semana – o óleo lubrificante é muito importante para evitar atrito das peças e desgaste prematuro -, conferir a integridade das palhetas do limpador, inspecionar os pneus, trocar a bateria.

Apesar de um veículo ser composto por um grande emaranhado de peças e sistemas, muitos dos problemas que ele pode vir a apresentar estão ligados aos sistemas básicos, sendo assim, esteja sempre atento à temperatura do motor, possíveis vazamentos e ruídos, troque os filtros de óleo, abasteça em postos confiáveis e mantenha as revisões em dia.

Ter um conhecimento básico sobre mecânica automotiva é um ponto importante para qualquer motorista e proprietário de veículo. No entanto, isso não elimina a necessidade de se buscar ajuda profissional em determinadas situações. Sendo assim, vá em busca de oficinas de qualidade, que preste serviços de forma profissional e confiável e que tenha uma estrutura adequada para atender as suas necessidades.


E você, já passou por alguma situação onde conhecer o funcionamento do seu carro te ajudou a evitar problemas maiores? Me conte nos comentários!


E a propósito.. Você quer entender melhor desse assunto? A expert em mecânica Paula Mascari tem um curso incrível esperando por você aqui na comunidade, clique aqui e inscreva-se agora! 

Ótimos estudos =)

Auto Masters
Fernanda Taveira
Fernanda Taveira Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você