[ editar artigo]

Por Que Os Carros dos Anos 90 Estão Valendo Uma Fortuna?!

Por Que Os Carros dos Anos 90 Estão Valendo Uma Fortuna?!

Nos últimos tempos, temos notado que os veículos nacionais dos anos 90 vem ganhando muito mercado e seus valores têm ultrapassado a casa dos 3 dígitos. Recentemente um Volkswagen Gol GTI (o famoso quadrado!) rompeu a barreira dos R$100 mil, o que deixou muita gente surpresa, gerando um certa “polêmica” na internet e nos grupos automotivos!

O valor pode parecer muito alto para um carro nacional produzido nos anos 90 e que até pouco tempo atrás, um exemplar em muito bom estado custava algo na casa dos 20 mil reais!!  

O Gol GTI, primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica foi o desejo de muito jovens no início dos anos 90, assim como o Ford Escort Xr3, Fiat Uno 1.6R e Chevrolet Kadett GSI.

Estes carros ficaram “esquecidos” por um tempo, não tinham muito mercado e eram facilmente encontrados normalmente em um estado de conservação bem precário, por valores bem abaixo de um carro popular usado, mas ainda sim, de vez em quando um exemplar em estado de novo aparecia nos classificados.  

 

Mas o que causou este aumento repentino no valor do carro??    

 

Hoje, cerca de 30 anos do auge destes carros, aqueles jovens e crianças que sonhavam em tê-los, são adultos com idade entre 40 e 60 anos que tem dinheiro para comprar, manter e curtir, e por tendência do mercado os valores vão subindo conforme a busca por exemplares em bom estado começou a aumentar. 

Restaurar um carro antigo não é uma tarefa simples, nem muito barata. As peças originas de reposição começam a se tornar escassas no mercado, que faz com que os valores subam cada vez mais. Uma restauração completa chega a romper a barreira dos R$100 mil dependendo do estado de conservação do carro.

Os exemplares que nunca passaram por restauração e possuem baixa quilometragem são os mais procurados por colecionadores e entusiastas, que já buscam um veículo pronto, que acabam se tornando um investimento, muitas vezes apenas mudando de coleção. 

 

Mas e os valores exorbitantes, seria um “antigoportunismo” ou o mercado está caminhando para isso mesmo??  

O mercado de antigos funciona como qualquer outro mercado, onde existe a oferta e a procura!

Conforme os poucos exemplares totalmente originais vão sumindo do mercado, os preços pedidos por eles começam a subir, e quem sempre sonhou em ter um carro desse quando criança e hoje tem condições, desembolsa o valor pedido!!! 

Auto Masters
Tulio Zaiden
Tulio Zaiden Seguir

Entusiasta automotivo Apaixonado pela arte da Funilaria e Pintura Mecânico de garagem

Ler conteúdo completo
Indicados para você