[ editar artigo]

Pressão de óleo, fique atento!

Pressão de óleo, fique atento!


Mais uma vez a AUTO MASTERS nos permitindo compartilhar experiências e adquirir conhecimento. Eu me chamo Felipe, e no artigo de hoje irei compartilhar com vocês uma dica que vale apena anotar. 

Um motor em funcionamento possui inúmeras peças metálicas que se movimentam milhares de vezes por minuto. E seja em um motor original ou preparado, a pressão de óleo adequada é vital para um bom condicionamento de todas as peças. A falta de uma faixa mínima de pressão de óleo pode ocasionar danos graves no motor ou até mesmo uma perda por completa do mesmo. Agora chega de papo e vamos às dicas. 

ATENÇÃO AOS INDICADORES.

Na maioria das vezes, a baixa pressão de óleo é indicada no painel de instrumentos do veiculo por uma luz de advertência vermelha. (FOTO A SEGUIR).


Note que quando você da à partida no motor ela acende e logo em seguida se apaga. Isto ocorre porque existe um censor diafragma (CONHECIDO COMO CEBOLINHA) instalado em uma galeria de óleo. Basicamente ele é um interruptor que exerce a função de apagar ou acender a luz de advertência. E a mão que aciona este interruptor é a pressão de óleo.

Quando a pressão atinge o valor mínimo predefinido pela carga de mola, ela vence a mesma, fazendo com que a luz se apague. Se a pressão não for o suficiente para vencer essa carga, a luz se acende.

Em sistemas mais modernos, valores específicos de pressão de óleo são entregues em tempo real. E alguns desses sistemas podem até desligar o motor caso haja uma queda de pressão, evitando danos maiores. Portanto, se essa luz vermelha se acender, desligue o motor imediatamente!

Em motores preparados geralmente temos outros instrumentos além da luz de advertência que também indicam a pressão de óleo. Usando o meu carro como exemplo, trata-se de um Opala com motor seis cilindros. Ele conta com um manômetro que indica a pressão de óleo em tempo real. (FOTO A SEGUIR) .

ÓLEO CONTAMINADO.

Mais uma vez utilizando meu carro como exemplo. Este é um fator que pode ocasionar queda de pressão de óleo. Motores a álcool com certo nível de preparação trabalham com grandes doses de combustível no cilindro. E parte desse combustível acaba descendo para o cárter, onde ocorre a contaminação. Quando o óleo entra em contato com o álcool, ele perde sua densidade e poder de lubrificação. 

Certamente isso vai gerar um desgaste prematuro devido ao maior atrito entre as peças. O óleo quando contaminado costuma ter uma coloração diferente, você pode verificar isso facilmente através da vareta de nível. Para esses motores, é importante fazer a troca de óleo em um  período mais curto de tempo.

No entanto este é apenas um dentre vários outros fatores que podem ocasionar queda de pressão de óleo no motor.

E é por esse motivo que eu convido você a conferir o curso Academia Auto Masters.

Idealizado pela Petrobras Podium , Lubrax e Paula Mascari. Trata-se de um curso completo que além de abordar esse assunto em detalhes, ainda abrange diversas outras áreas do meio automotivo.

E além disso, o curso é totalmente gratuito! Então não perca tempo. Aproveite essa oportunidade para enriquecer seu conhecimento sobre mecânica automotiva sem desembolsar absolutamente nada por isso.

Clique aqui e inscreva-se agora!


Muito obrigado por ter lido até aqui. E se você tem algo a acrescentar, compartilhe conosco nos comentários.

Até a próxima.

Auto Masters
Ler conteúdo completo
Indicados para você