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Quais Os Critérios Para Escolher Carros De Até 10 mil Reais?

Quais Os Critérios Para Escolher Carros De Até 10 mil Reais?

Se você é do tipo que adora aqueles carros mais antigos, com o preço atrativo e livre de IPVA, eu tenho boas dicas para compartilhar.

Quem aqui nunca procurou carros de até 10 mil reais pela internet ?! Parece um ótimo negócio afinal, carros até 10 mil reais é atrativo, uma vez que carros do ano de 2022 de motor 1.0 estão ultrapassando os 70 mil. 

A mais de 6 anos eu literalmente comecei a calcular o quanto eu pagava de IPVA, seguro e manutenção preventiva (e algumas corretivas) dos meus carros. E foi aí que tomei o susto e decidi me arriscar em um novo universo. O universo de carros de até 10 mil reais. 

Minha primeira escolha foi de vender meu até então Subaru seminovo no qual valia quase 40 mil reais, e um seguro de mais de 6 mil ao ano.

Foi aí que pensei: "Se eu vender o carro, posso comprar um mais antigo só com o valor do seguro em 1 ano"

Imagem do meu Subaru Impreza

Corri então e achei um Subaru Legacy ano 1996 por apenas 7 mil reais... Não pensei duas vezes e comprei. Até aí, parecia ser um ótimo negócio. Um carro completo, pelo valor do seguro do meu carro seminovo? Que baita negócio!

Primeiro dia com o carro e vamos para a revisão geral, deixar o carro em dia para usar com segurança. Afinal, eu levo minha família comigo, não posso correr o risco de andar em um carro antigo e com manutenção pendentes.
 
Foi neste momento que percebi que fiz um péssimo negócio. Pois para deixar o carro totalmente em dia, foi preciso gastar mais de 6 mil reais em peças e mão de obra.

Totalizando então um carro de 12 mil reais. Pra evitar de ficar triste, logo pensei: "Se durar 2 anos, é o que eu pagaria só de seguro do meu carro seminovo" 

E por incrível que pareça, o carro já está comigo a 4 anos. Nunca deu nenhum problema grave, ou me deixou na mão.

Apenas fazendo a troca de óleo corretamente, manutenções preventivas e respeitando tudo o que vinha no manual. Os gastos por ano foram mínimos nestes últimos 4 anos.

Foto do Subaru Legacy no dia da compra

Mas eu não parei por aí. Decidi comprar mais... afinal, eu tinha um carro de 40 mil reais e agora eu poderia ter até 4 carros de até 10 mil cada. Um baita negócio (Ou mais conhecido como ''lasanheiro''

E quais os critérios que fui usando: 

1 - Independente de quantos KM rodados, saber qual o óleo o antigo dono usava e com que frequência fazia a troca. Isso prolonga e muito a vida útil do motor se for respeitado.

2 - Pesquisar preço de peças de reposição (Uma rápida pesquisa online para saber se encontra facilmente peças como Pastilhas de freio, kit correia dentada, polias, rolamentos, filtros) 

3 - Entrar em páginas de clubes da marca do carro. Pois lá você tira sua dúvida com pessoas que já tem o modelo do veículo que procura e com experiências de defeitos crônicos. Eles sempre falam os prós e contras.

4 - Eu não sei vocês, mas eu sou exigente com questão de segurança. Eu pesquiso vídeos de crash-test para saber qual o nível de segurança em caso de colisões.
O carro pode ser baratinho, mas a vida não tem preço. Pesquise bem sobre para evitar comprar um carro antigo com baixo nível de segurança em caso de acidentes.

No meu caso, após a venda do meu Subaru Impreza e ter adquirido um Subaru Legacy 1996, acabei por encontrar um outro Legacy 1995 por apenas 4 mil reais.

E já conhecendo os problemas crônicos, preço de peças, valores de mão de obra e etc. Acabei por fazer a compra, e foram gastos mais 3.500 reais para deixar o carro em dia. Totalizando 7.500 reais.

Sim. Em um carro japonês com 5 estrelas em nível de segurança, com vidros, travas, ar gelando, rodas liga leve aro 16, direção hidráulica bem leve e um motor 2.0 de 116cv fazendo incríveis 12km litro na rodovia. 

Foto do Subaru Legacy verde de 4 mil reais à direita (meu afilhado ao centro)

Como eu havia dito, eu poderia ter até 4 carros de 10 mil reais, isentos de IPVA e sem necessidade do seguro, e seria o mesmo valor do meu antigo carro seminovo com custos anuais enormes. Então, parti para o meu 3° carro de até 10 mil reais.

Dessa vez foi mais um modelo Subaru Legacy versão SW com motor 2.5 de 160cv e cambio manual. E após pesquisar muito com o pessoal do clube do Subaru, descobrimos existir apenas duas unidades nesta configuração em terras brasileiras. Um verdadeiro achado raríssimo. 

O valor ?! Esse foi mais caro que os outros dois Subaru sedan. Paguei incríveis 10 mil reais (E tinha apenas 77 mil km rodados e era segundo dono)

E usando os mesmos critérios que mencionei acima, calculei que gastaria mais 3 mil reais para deixar o carro em dia. E assim, fechei negócio e trouxe o carro para minha garagem. 

Foto tirada após revisão completa e tudo em dia.

Foto tirada antes da revisão completa.

Não satisfeito, eu precisava ter certeza que realmente foi uma boa ideia ter  vendido meu carro seminovo de 40 mil reais e seguro de 6 mil ao ano (mais IPVA), para ter 3 carros da mesma marca, com 20 anos de idade. Estava tudo bom demais pra ser verdade. 

E a escolha foi radical: Decidi então comprar um Marea! Sim, eu precisava de uma aventura. 

Deixei então as piadas que existem em torno deste modelo e fui pesquisar mais sobre o carro. Entrei em uma página de clube do Marea, falei com alguns mecânicos especializados somente neste carro, fiz pesquisa de peças no mercado para saber se tem fácil acesso e o preço em conta.

E tudo parecia tentador demais... Peças em abundância para reposição, valor muito mais em conta do que os do Subaru. Mecânicos especializados nestes carros... estava tudo perfeito. Só faltava comprar um e tirar a prova real.

Encontrei então um Marea sw de motor 1.8 HGT por apenas 5mil reais, de um proprietário que tinha ele a 7 anos na garagem, motor feito por completo, pneus novos, suspensão completa nova.

O carro estava em perfeito estado, e por apenas 5 mil reais. Nem tive tempo para desconfiar do valor baixo e fechei negócio. Afinal, eu estava mesmo era procurando ter a certeza de que era vantagem ter um carro baixo custo e quebrar os mitos de ouvir de que "Carro bom é carro 0km"

Levei então meu Marea sw para um amigo mecânico que trabalha apenas com Marea. 2 dias de mão de obra e apenas 1000 reais de gastos, o carro ficou pronto. 

Foto tirada no dia da compra

Decidi fazer a estreia do carro de São Paulo até Londrina, 450km ida e 450km volta. E deu certo!

Nenhum problema durante toda a viagem. Fui então de SP até Balneário Camboriú. Zero problemas na ida e volta. 

E após 4 carros comprados, e um valor de menos de 35 mil reais gastos para ter eles em dia com revisão completa, prontos para longas viagens, decidi compartilhar aqui tudo o que aprendi nestes últimos 4 anos. 

Confesso que estes carros que comprei e os critérios que usei para a compra me deixou satisfeito. Não tem nada melhor do que ter um bom carro e não ter IPVA para pagar depois do ano novo. Pra mim, tudo é uma questão de gosto. Gosto esse que tem um preço que cabe a cada um querer pagar ou não.
 

E você, o que prefere ? Um carro de 40 mil (pagando IPVA e seguro) ou 4 carros de 20 anos de idade, com tudo em dia ?

Auto Masters
Raul Motta
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Perfil oficial gerenciado por Raul Motta, criador do canal no Youtube Um Flip Na Vida Membro da equipe Drift Show Brasil e quem sabe um futuro piloto. Faço vídeos do dia a dia montando e preparando carros de drift.

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