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Quatro Invenções Automotivas da Internet Para Você Esquecer!

Quatro Invenções Automotivas da Internet Para Você Esquecer!

 

Com o surgimento da internet, a busca por informações ficou muito mais fácil e rápida, mas devemos ter cuidado, nem tudo que lemos na internet deve ser levado como verdade, neste texto vamos falar sobre 4 invenções automotivas que viralizaram na internet nos últimos tempos, mas que podem ser perigosas, principalmente se feitas por um profissional da mecânica! Vamos a elas:

 

1 – Misturar Diesel com Gasolina melhora o motor funcionamento do carro.

Em meados de 2021, vários vídeos foram postados e espalhados pela rede, mostrando proprietários de veículos flex ou gasolina, abastecendo com uma porcentagem determinada de diesel, alegando que essa mistura traria benefícios para o motor, como aumento de octanagem e limpeza de peças e bicos injetores.

Não existem estudos científicos sérios que comprovem ou refutem essa possibilidade, mas analisando algumas variáveis, fica difícil acreditar na eficiência dessa mistura. Para início da análise, assim como a gasolina, o diesel tem sua origem na destilação fracionada do petróleo cru, no entanto, suas frações vão evaporando em temperaturas diferentes, enquanto as da gasolina evaporam em torno de 150º, as do diesel, bem mais pesadas, evaporam em torno de 300º. Logo, é de se esperar que os motores tenham comportamento totalmente diferentes com cada combustível.

Petrobras (PETR4) anuncia alta de 19% na gasolina e 25% no diesel; ação  dispara
A gasolina é mais inflamável, o tempo necessário antes da combustão, para que ela evapore, e se misture com o ar e aqueça, é muito menor que o do diesel, desta forma, o calor proporcionado pela centelha da vela é suficiente para iniciar a combustão, diferente do diesel, que exige temperaturas mais elevadas para completar sua evaporação.

Essa mistura pode até queimar com a centelha da vela, e provavelmente, se o motor em questão tiver uma alta taxa de compressão, a injeção eletrônica pode até corrigir os avanços de ignição em função da detonação e fazer com que o sistema trabalhe com elevadíssimos avanços, o que, teoricamente, permitiria desempenhos melhores.

Velas de ignição – O que são? para que servem? | Oficina Royal Motor Sport
No entanto, o motor trabalhará sempre de forma forçada e como ele não foi projetado para isso, as consequências a médio e longo prazo podem ser muito sérias. É necessário mencionar também, que uma das formas de adulteração da gasolina, é justamente a mistura do diesel!

Por isso, tenha sempre muita atenção com essas ideias revolucionárias, com resultados milagrosos encontradas na internet, se realmente essa mistura fosse benéfica ao motor, certamente as montadoras já teriam projetado motores assim!    

 

2 – Etanol corroí os bicos injetores de combustível.

Está aí um tema controverso! Assim como o item anterior, aqui também não existem estudos publicados que comprovem ou refutem essa tese, de que o etanol dos postos de combustível pode corroer bicos injetores ou bombas de combustível.

Mas podemos encontrar muitos relatos de acúmulo de goma nos bicos injetores, muita sujeira e até travamento (aberto ou fechado) dos injetores.

Bicos injetores: quando fazer a limpeza? | ACESSA.com - Cidade
No entanto, fabricantes de automóveis e grandes empresas desenvolvedoras de sistemas de injeção eletrônica afirmam que a maioria desses sintomas podem ser provocados, não pelo tipo do combustível, mas pela qualidade dele, ou seja, independentemente de ser etanol ou gasolina, o combustível adulterado, ou muitas vezes envelhecido, podem provocar estes problemas que muitos atribuem apenas ao etanol.

Por isso, recomendamos sempre a utilização de combustível de qualidade, uma ótima opção disponível atualmente é a Nova Geração de Combustíveis da Petrobras, além da qualidade já conhecida, a Nova Geração trás tecnologia avançada, com combustíveis mais limpos, menos danosos ao meio ambiente, muito mais estáveis e eficientes e que geram economia inclusive na manutenção do seu veículo.

Dentro do tema atual tratado, quero destacar o Etanol Petrobras Grid, que é o biocombustível aditivado sinônimo de proteção e eficiência. Sua fórmula reduz o acúmulo de resíduos, garante mais proteção antiferrugem e reduz o atrito entre as peças, gerando muito mais economia e desempenho ao motor.   

 

3 – Usar filtro de combustível no sistema de arrefecimento ajuda a limpar o sistema.

Essa invenção foi uma das que mais viralizou na internet no ano de 2021! Tratada como uma solução paliativa e de baixo custo, a ideia é colocar um filtro de combustível na linha de retorno ao reservatório de expansão, e teria como suposto objetivo, reter as impurezas do líquido de arrefecimento após a manutenção o sistema.

Limpeza sistema de arrefecimento com filtro de combustível- PARTE  1⚠️DESCRIÇÃO⚠️ - YouTube
A inserção de um filtro que não foi feito para trabalhar com uma determinada temperatura e tipo de produto químico, com certeza pode trazer efeitos adversos ao sistema.

Alguns pontos importantes devem ser analisados, o primeiro deles é a adição de uma restrição não prevista no projeto, em um sistema de bombeamento como o de arrefecimento, o que pode provocar uma perda de carga no sistema, sobrecarregando a bomba d’água. Além do filtro causar um problema que não existia, que é a restrição, ele não corrige o problema original, que seria a retenção da sujeira no líquido de arrefecimento provocada pela corrosão interna, por exemplo.

Se há corrosão, e detritos a serem filtrados, significa que é o problema de corrosão que deve ser resolvido, a simples troca do líquido de arrefecimento ou inserção de um suposto “filtro”, não resolverão o problema principal.

Algumas fabricantes de filtro de combustível foram consultadas sobre o assunto, e elas afirmam que o filtro de combustível é desenvolvido para receber somente combustível, todo material filtrante passa por uma bateria de testes para avaliar se não haverá nenhum ataque químico, nenhuma degradação pelo combustível.Filtro de Combustível (Plástico) | Rely Picape e Van | pecahoje.com.br -  pecahojeMas estes testes nunca foram feitos com líquido de arrefecimento, desta forma, pode haver algum dano ao elemento filtrante e o mesmo pode se deteriorar, entupindo a passagem do líquido de arrefecimento e causando ao motor problemas muito mais sérios do que a sujeira acumulado no reservatório de expansão.

 

4 – Motores com alta quilometragem precisam de óleo mais viscoso.

Discussão antiga, mas sempre atual! Cada dia mais presente na cultura automotiva, sendo defendida inclusive por alguns “profissionais” da área. Um “quebra galho” que no passado ajudou muitas pessoas a darem uma sobrevida aos motores do seu carro e até a vender o veículo como se ele estivesse na sua melhor “forma”.

Fumaça do escapamento | Problemas, Cores e Significados | Blog KYB
No entanto, no passado, além dos motores serem mais tolerantes às variações de viscosidade dos lubrificantes, não haviam catalisadores, sondas, ou rígidas regras contra a emissão de poluentes. A ideia era apenas que o motor parasse de “fumar” e pronto, todos os problemas estavam resolvidos.

Porém, com a tecnologia cada dia mais presente nos motores, combustíveis e óleos lubrificantes, as tolerâncias estão cada vez menores, surgiram motores que exigem um lubrificante com viscosidade muito mais controlada e muito mais estabilizada.

Variações muito grandes de viscosidade podem fazer com que o lubrificante não atinja a folga onde deveria atingir, ou escape dela com muita facilidade, em casos mais extremos, pode haver falha na lubrificação de eixos e mancais, que pode causar uma verdadeira catástrofe.

Sendo assim, se o motor tem quilometragem avançada, mas está em perfeitas condições, o recomendado é manter as especificações do óleo lubrificante contidas no manual do proprietário, e utilizar lubrificantes de qualidade comprovada, a Linha de Lubrificantes Lubrax, por exemplo, trás lubrificantes de alta qualidade com tecnologia de ponta e sempre tem aquele lubrificante perfeito para seu carro e para o tipo de uso que você faz dele.  

Linha de Lubrificantes LUBRAX – Nastrini Engenharia

Já caso o motor do seu carro não esteja em perfeitas condições, o correto é retificar o motor e não aumentar a viscosidade do óleo lubrificante ou utilizar condicionadores para “esconder’ o problema.

 

Agora que você já desmistificou essas 4 invenções que surgiram na internet, basta seguir todas as recomendações e orientações e compartilhar com seus amigos e amigas, para que todos tenham acesso às informações corretas!

 

Espero que estas dicas lhe sejam úteis!

Nos vemos em breve com mais dicas!

Texto por: Paula Mascari

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⚖️Advogada, mas larguei tudo para seguir meu sonho! 🚘Dona de um #voyageturbo que eu montei!

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