[ editar artigo]

Quer correr com seu carro turbo na pista de arrancada?

Quer correr com seu carro turbo na pista de arrancada?

Será que o famoso kit turbo básico ou até mesmo turbo original de fábrica podem correr numa pista de arrancada onde só tem os carros mais rápidos? Saiba que é possível sim, e vou provar que existe diversas categorias para todo modelo de carro, sendo assim você pode escolher em qual categoria seu carro se encaixa.

Leia também em: Cabo de vela – A inexplicável falha do motor que ninguém acha

Por aqui vamos falar da pista onde você arranca 201 metros:

Na grande maioria dos eventos existem categorias 9,5 para baixo (9,5 / 9,0 / 8,5…) mas o que são esses números? Esses números são o tempo que seu carro faz nos 201 metros e para deixar ainda mais emocionante temos também a reação que nada mais é do que o tempo que seu carro larga.

Então vamos ao princípio, como funciona a largada? Na largada temos o “pinheirinho” (que é tipo um farol), no topo dele existem luzes que chamamos de Luz de autorização, Pré Stage e Stage;

A Luz de autorização é azul e mostra quando a pista está livre e a cronometragem pronta para receber os pilotos. Já, Pré Stage são as luzes brancas que significa que as rodas do carro estão perto da fotocélula, ela indica que os pilotos estão alinhados lado a lado para largada.

Stage são as luzes brancas que acendem quando os veículos estão completamente alinhados, sendo assim os pilotos já podem começar a levantar o giro do motor porque estarão prestes a largar.

Leia também em: Idosos, furiosos e valiosos! Os lendários motores JZ Toyota.

Abaixo dessa etapa no pinheirinho terão 4 lâmpadas coloridas que vão do amarelo ao verde, indicando a hora de largar e o cronômetro começará a contar é só será parado na passagem do carro pela fotocélula no final dos 201 metros.

Entendido sobre o pinheirinho, voltamos as categorias, cada evento tem as suas regras que consistem em:

Tempo de pista + reação = tempo total para sua categoria, são somados e você precisa chegar o mais próximo da categoria (exemplo: categoria 9,5 você faz 9,0 de pista e sua reação 0,500 na soma total você fará o tempo da sua categoria). Porém, alguns outros formatos de eventos você não pode baixar o tempo da sua categoria (exemplo categoria 9,5 você faz 9,0 de pista você terá a puxada invalida, pois estará abaixo da categoria, você precisa fazer mais próximo de 9,5 com a menor reação, assim ficará entre os primeiros para disputar o mata mata).

Você pode a princípio ir correr em um dia de treino para ver em qual categoria seu carro se encaixa, lembrando que existem diversos tipos de eventos, pista e categorias.

Leia também em: 04 dicas sobre planejamento de customização de motos

Existem eventos só para carros importados, existem eventos que são feitos em pista de terra, escolha um que você se divirta e que te faça feliz.

Espero que tenham gostado e vamos acelerar na pista, com toda segurança e estrutura.

E lembrem-se: racha de rua é crime!

Até a próxima!!!

 

Auto Masters
Angela Benatti
Angela Benatti Seguir

Sou uma pessoa completamente apaixonada por carros, para estar ainda mais perto desse mundo, me arrisco em ser piloto de arrancada e curiosa ao ponto de ajudar a montar meus próprios carros de corrida.

Ler conteúdo completo
Indicados para você