[ editar artigo]

Saiba quais os 03 ajustes básicos de uma motocicleta big trail para pilotar no off road

Saiba quais os 03 ajustes básicos de uma motocicleta big trail para pilotar no off road

Com a pandemia muitos motociclistas começaram a se aventurar pelas estradas de terra (off road) em busca de uma aventura, ou, apenas para um descanso da rotina home office, a bordo de suas motocicletas big trails. Porém muitos desses passeios já se transformaram em grandes problemas pela falta de ajustes simples na motocicleta antes de encarar o off road.

Leia também em: Como apagar erros do ABS sem scanner

E para evitar dor de cabeça, segue 03 dicas básicas e importantes:

1. Calibragem dos pneus Abaixar a calibragem dos pneus é uma das primeiras dicas para que a moto tenha uma melhor tração e absorva melhor os impactos de alguns trechos que possam surgir em meio a rota definida. O ideal é que reduza as libras quase pela metade da usada normalmente, porém cada piloto deve se atentar a qual calibragem a moto se comporta melhor para o seu biotipo e terreno.

2. Freios Os modelos de motocicletas mais novos possuem o sistema de ABS com opção de desligá-lo quando necessário, outros modelos não possuem a opção de desligar e outros, por sua vez, não possuem os freios com o sistema de ABS. Para pilotagem off road o ideal é desligar o freio ABS. Ao acionar o freio, o sistema que faz a leitura do terreno pode continuar “soltando” a roda se estiver em algum trecho de cascalho ou areia, com isso a motocicleta não para por completo e é onde ocorrem os acidentes. Para as motocicletas que não possuem a função de desligar, uma sugestão é retirar os fusíveis do ABS que geralmente ficam embaixo do banco, próximo a bateria da moto, e guardá-los em local seco e escuro.

3. Ajuste de pedais Fato é que se você for pilotar de pé, há necessidade de “subir” os pedais de acordo com a altura da sua bota e sua posição de pilotagem, dessa forma não haverá desconforto ou falha na troca de marchas ou frenagem. Algumas motocicletas já possuem um sistema que aumenta a altura dos pedais com facilidade, mas em sua maioria isso ainda não é possível, porém o pedal de cambio consegue ser ajustado pela vareta soltando ambos parafusos e girando a peça até a altura ideal, e, o pedal de freio apenas com um calço preso firmemente com fitas hellerman, vulgo “enforca gato”, já ajudam na regulagem.

Leia também em: Curiosidades sobre o Chevrolet Corsa

Com essas 03 dicas a pilotagem se torna mais segura e divertida!

Ao terminar o passeio ou aventura, volte as configurações usadas anteriormente para pilotagem on road.

Simbora!


Gisele Favaro

Foto: Marcos Campos

Ler conteúdo completo
Indicados para você