Com a pandemia muitos motociclistas começaram a se aventurar pelas estradas de terra (off road) em busca de uma aventura, ou, apenas para um descanso da rotina home office, a bordo de suas motocicletas big trails. Porém muitos desses passeios já se transformaram em grandes problemas pela falta de ajustes simples na motocicleta antes de encarar o off road.
Leia também em: Como apagar erros do ABS sem scanner
E para evitar dor de cabeça, segue 03 dicas básicas e importantes:
1. Calibragem dos pneus Abaixar a calibragem dos pneus é uma das primeiras dicas para que a moto tenha uma melhor tração e absorva melhor os impactos de alguns trechos que possam surgir em meio a rota definida. O ideal é que reduza as libras quase pela metade da usada normalmente, porém cada piloto deve se atentar a qual calibragem a moto se comporta melhor para o seu biotipo e terreno.
2. Freios Os modelos de motocicletas mais novos possuem o sistema de ABS com opção de desligá-lo quando necessário, outros modelos não possuem a opção de desligar e outros, por sua vez, não possuem os freios com o sistema de ABS. Para pilotagem off road o ideal é desligar o freio ABS. Ao acionar o freio, o sistema que faz a leitura do terreno pode continuar “soltando” a roda se estiver em algum trecho de cascalho ou areia, com isso a motocicleta não para por completo e é onde ocorrem os acidentes. Para as motocicletas que não possuem a função de desligar, uma sugestão é retirar os fusíveis do ABS que geralmente ficam embaixo do banco, próximo a bateria da moto, e guardá-los em local seco e escuro.
3. Ajuste de pedais Fato é que se você for pilotar de pé, há necessidade de “subir” os pedais de acordo com a altura da sua bota e sua posição de pilotagem, dessa forma não haverá desconforto ou falha na troca de marchas ou frenagem. Algumas motocicletas já possuem um sistema que aumenta a altura dos pedais com facilidade, mas em sua maioria isso ainda não é possível, porém o pedal de cambio consegue ser ajustado pela vareta soltando ambos parafusos e girando a peça até a altura ideal, e, o pedal de freio apenas com um calço preso firmemente com fitas hellerman, vulgo “enforca gato”, já ajudam na regulagem.
Leia também em: Curiosidades sobre o Chevrolet Corsa
Com essas 03 dicas a pilotagem se torna mais segura e divertida!
Ao terminar o passeio ou aventura, volte as configurações usadas anteriormente para pilotagem on road.
Simbora!
Gisele Favaro
Foto: Marcos Campos