O sistema de transmissão automotiva é responsável por possibilitar o deslocamento do veículo. Certo?
Mais em especifico: trata-se de um conjunto de peças que atuam em sincronia, a fim de garantir que o carro mantenha a desenvoltura e a agilidade em qualquer situação.
Não é muito comum falar sobre essa função, o que é ruim. Porque é um dos sistemas que mais tem problemas pela falta de informação correta.
Ok, Josúe.. Mas o que é o sistema de transmissão automotiva?
Não faz diferença de ser de câmbio automático ou manual. O sistema de transmissão automotiva é o conjunto de engrenagens, polias e eixos que serão responsáveis por levar energia do motor para as rodas do carro, a fim de realizar o seu deslocamento.
Pra falar em um tom básico, a transmissão garante que o motor mantenha seu funcionamento dentro de uma certa rotação por minuto, ao mesmo tempo em que utiliza a energia fornecida por ele para manter as rodas girando.
Ou seja, nesse caso, cada veículo tem um intervalo de rotação diferente, de modo que a transmissão precisa ser sintonizada especificamente para cada modelo.
Isso significa que o arranjo da transmissão e o local onde é instalado leva em consideração se o carro é de tração traseira, integral ou dianteira.
Além disso, a marcha exerce um papel importante nesse sistema, pois ela é responsável por determinar qual é o raio de rotação que o motor deve operar em relação às rodas.
Essa ação determina se o veículo vai ter mais força ou mais velocidade.
Em um próximo post, vamos mergulhar dentro para saber mais sobre Sistema de Transmissão.
Vejo vocês em breve!