[ editar artigo]

Sistema de Transmissão: O Básico Que Você Precisa Saber

Sistema de Transmissão: O Básico Que Você Precisa Saber

O sistema de transmissão automotiva é responsável por possibilitar o deslocamento do veículo. Certo?

Mais em especifico: trata-se de um conjunto de peças que atuam em sincronia, a fim de garantir que o carro mantenha a desenvoltura e a agilidade em qualquer situação.

Não é muito comum falar sobre essa função, o que é ruim. Porque é um dos sistemas que mais tem problemas pela falta de informação correta. 

 

Ok, Josúe.. Mas o que é o sistema de transmissão automotiva?

Não faz diferença de ser de câmbio automático ou manual. O sistema de transmissão automotiva é o conjunto de engrenagens, polias e eixos que serão responsáveis por levar energia do motor para as rodas do carro, a fim de realizar o seu deslocamento.
 

Pra falar em um tom básico, a transmissão garante que o motor mantenha seu funcionamento dentro de uma certa rotação por minuto, ao mesmo tempo em que utiliza a energia fornecida por ele para manter as rodas girando.
 

Ou seja, nesse caso, cada veículo tem um intervalo de rotação diferente, de modo que a transmissão precisa ser sintonizada especificamente para cada modelo.

Isso significa que o arranjo da transmissão e o local onde é instalado leva em consideração se o carro é de tração traseira, integral ou dianteira.
 

Além disso, a marcha exerce um papel importante nesse sistema, pois ela é responsável por determinar qual é o raio de rotação que o motor deve operar em relação às rodas.

Essa ação determina se o veículo vai ter mais força ou mais velocidade.

Em um próximo post, vamos mergulhar dentro para saber mais sobre Sistema de Transmissão. 

Vejo vocês em breve! 

Auto Masters
Josué Eduardo
Josué Eduardo Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você