O óleo de motor foi desenvolvido para atuar no que é chamado de sistema de lubrificação integrado da sua moto, composto por motor, caixa de velocidades e embreagem em banho de óleo.
Ele serve não somente para lubrificar as peças internas, mas também previne o desgaste do motor, melhora na partida e até contribui para economia de combustível. Mas toda vez que troco o óleo, devo trocar o filtro de óleo também?
Por ser um item que atua diretamente no motor ele também afeta diretamente a vida útil geral da sua moto, por isso, precisamos ficar atentos à sua qualidade e intervalos de troca.
Devo substituir o filtro a cada troca de óleo?
Há quem diga que sim. Há quem diga que trocar o filtro a cada troca de óleo é gastar dinheiro à toa.
O fato é que o filtro de óleo, como seu próprio nome sugere, é um protetor e prolongador da vida útil do motor da sua moto. Ele é responsável por reter todos os resíduos e impurezas geradas na parte interna do motor ao usar sua moto no dia a dia.
Colocar um lubrificante novo sem efetuar a troca do filtro de óleo poderá causar a contaminação do óleo recém-colocado com as impurezas geradas no uso do óleo anterior que ficaram retidas no filtro.
Devo trocar o filtro de óleo desde a primeira troca de óleo?
Para a maioria das motocicletas 0km vendidas no Brasil a primeira troca de óleo acontece até os primeiros 1.000km rodados (algumas podem ser em até menos, como 500 km, mas no máximo geralmente até 1.000km).
O filtro de óleo deve ser trocado, principalmente, na sua primeira troca de óleo. Isso deve ser feito, pois é nos primeiros quilômetros que o motor da moto e suas peças internas poderão ejetar alguns resíduos no óleo lubrificante que, por sua vez, ficarão retidos no filtro.
E aí, curtiu a dica aqui na comunidade Auto Masters? Então aproveita para deixar mais uma dica sobre óleo lubrificante nos comentários!
Seku Mello do Canal Motorede no youtube falando tudo sobre motos