[ editar artigo]

Tudo que você precisa saber sobre o Sistema de Lubrificação do Motor do seu carro!

Tudo que você precisa saber sobre o Sistema de Lubrificação do Motor do seu carro!

Saiba tudo sobre o sistema de lubrificação do motor do seu carro, um dos sistemas mais importantes, considerado o sangue do motor!

Leia também em: 5 Dicas para começar a preparar um carro para Drift

Objetivo do sistema.

O sistema de lubrificação de um motor tem diversos objetivos, entre eles — como o próprio nome já diz, é responsável pela lubrificação das partes do motor, evitando o contato direto entre as partes metálicas — o que oferece menos risco de quebra, logo, maior durabilidade e facilidade de movimentação entre as peças — diminuindo o atrito, mas ele também é responsável por arrefecer ou resfriar o motor, independente de utilizar óleo mineral ou sintético.

Como funciona?

O funcionamento do sistema de lubrificação é bem simples: é composto por artifícios hidráulicos, que fazem com que o óleo circule em um sistema fechado. Dessa forma, o sistema evita que haja atrito e calor em componentes do motor.

O óleo, armazenado em um depósito chamado de cárter, localizado embaixo do motor, é quem realiza o trabalho de lubrificação. Assim, para que haja a circulação do óleo, o sistema faz uso de uma bomba. Essa bomba recebe a rotação do motor e começa a girar, fazendo com que o lubrificante seja aspirado, liberando o líquido pelo sistema.

Sobre o óleo:

Existem três tipos diferentes de óleos para motor, e para saber qual o correto para o motor do seu carro, basta verificar a informação no manual do veículo ou buscar essa informação na internet.

Agora vamos conhecer cada um deles:

1. Óleo sintético:

O óleo sintético é aquele completamente fabricado em laboratório, daí a origem do seu nome. Ele é feito para resistir a uma quilometragem maior que a dos outros tipos de óleo de motor.

A durabilidade do óleo sintético é a maior entre os tipos de óleo de motor, entre 10 e 20 mil quilômetros, que é a média sugerida para troca, dependendo sempre da forma de utilização do veículo, por isso, o ideal é sempre consultar as orientações trazidas pelo manual do seu carro.

2. Óleo mineral:

O óleo mineral é um derivado do petróleo que passa por um tratamento depois de extraído. É mais barato que as outras variedades por exigir menos gasto na produção, mas também tem uma durabilidade menor, de só 5 mil quilômetros, em média, lembrando que a informação correta sobre o seu veículo, pode e deve ser encontrada no manual do condutor.

Leia também em: Motor de 3 cilindros. O preço da vibração

3. Óleo semissintético:

O óleo semissintético é uma mistura de uma base sintética com o óleo mineral. O resultado é um meio-termo entre os dois, o que pode ser bom para motores que lubrificam melhor com o derivado do petróleo, mas precisam de benefícios que só estão disponíveis no produto feito em laboratório.

Cuidados com o Sistema

Em primeiro lugar, um dos pontos mais importantes na hora de fazer a manutenção do sistema de lubrificação é verificar o óleo e viscosidade corretos para o motor do seu carro, essa informação também pode ser encontrada no manual do condutor ou ainda na internet. No entanto, não é recomendada a mistura entre os tipos de óleo.

Procure sempre saber qual a quilometragem adequada para realizar a troca do óleo e sempre realize a troca do filtro de óleo.

Sinais de Desgaste

Vale destacar também a importância de observar os sinais de desgaste do sistema de lubrificação do seu carro, como, por exemplo, vazamentos de óleo ou ruídos vindos de peças metálicas são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema, outro sinal que também pode indicar possíveis falhas na lubrificação do motor, é o aumento da temperatura.

O ideal é que o motorista faça a manutenção preventiva do sistema de lubrificação, garantindo o seu perfeito funcionamento por um longo período de tempo.

Leia mais em: MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA: FIQUE DE OLHO

É a manutenção preventiva que te ajuda a saber a hora de substituir peças e componentes, prolongando a vida útil do seu automóvel.

Espero que estas informações lhe sejam úteis!

Nos vemos em breve com mais conteúdo!


Texto por: Paula Mascari

 

Auto Masters
Paula Mascari
Paula Mascari Seguir

⚖️Advogada, mas larguei tudo para seguir meu sonho! 🚘Dona de um #voyageturbo que eu montei!

Ler conteúdo completo
Indicados para você