[ editar artigo]

VAMOS FALAR SOBRE PNEUS!

VAMOS FALAR SOBRE PNEUS!


Você sabe o que significa todas a letras e números que estão na lateral de um pneu? É isso que quero abordar hoje.


A parte lateral dos pneus traz informações essenciais para que possamos comprar o pneus ideal para cada veículo, eles indicam desde quando ele foi fabricado até velocidade máxima.


Segue um exemplo simples: Pneu 195/50R15 82V


195 – Indica a largura do pneu em milímetros, ou seja, a parte de rodagem do pneu tem 195mm.

50 – Indica a altura do perfil do pneu em porcentagem da largura (50% de 195mm), quanto mais baixo o perfil, mais aderência nas curvas, porém compromete o conforto da condução, geralmente pneus de carros esportivos tem o perfil baixo.

R – Indica que o modelo é radial.

15 – Indica o aro em polegadas, no caso aro 15, que deve ser instalado em rodas com o mesmo aro.

82 – Indica o índice de carga do pneu, existe uma tabela que pode ser consultada (vai de 70 a 122). No caso 82 o índice de carga é de 475kg.

V – Indica a velocidade máxima para qual o pneu foi fabricado, segue alguns exemplos:

      Q – 160km/h
      R – 170km/h
      S – 180km/h
      T – 190km/h
      H – 210km/h
      V – 240km/h


Vale lembrar que é preciso sempre respeitar os limites de velocidade de cada rodovia.


Existe tantas variedades de pneus que podemos ficar na dúvida qual se encaixa dentro do meu uso no dia a dia, separei uma breve explicação sobre pneus ON ROAD, OFF ROAD, MISTO e SLICK.


ON ROAD – Nada mais é que o pneu convencional, aqueles que utilizamos nos carros de passeio, são muito eficientes no asfalto, trazendo melhor aderência.

OFF ROAD – São utilizados para fora da estrada, ou seja, ideal para trilhas, estradas de terra ou estradas com lama, pneus off road garante a segurança para vias irregulares.

MISTO – Como o próprio nome já diz, ele é para quem faz uso de tanto de asfalto quanto de estradas de terra com regularidade, porque além do alto custo, os pneus acabam elevando o consumo de combustível e o ruído pode não ser tão agradável assim.

SLICK – São utilizados unicamente em carros de competição, são projetados para funcionar em superfícies lisas, os fabricantes usam compostos diferentes de pneus convencionais, assim eles são capazes de se moldar ao asfalto e garantir melhor aderência.


Fico por aqui, espero que as dúvidas básicas tenham sido esclarecidas com meu texto.

E é claro que não podia me despedir sem dizer um ATÉ BREVE.

Auto Masters
Angela Benatti
Angela Benatti Seguir

Sou uma pessoa completamente apaixonada por carros, para estar ainda mais perto desse mundo, me arrisco em ser piloto de arrancada e curiosa ao ponto de ajudar a montar meus próprios carros de corrida.

Ler conteúdo completo
Indicados para você